Historia De França
Exames: Historia De França. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tulio999 • 26/11/2013 • 361 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Os merovíngios foram uma dinastia franca saliana que governou os francos numa região correspondente, grosso modo, à antiga Gália da metade do século V à metade do século VIII. Seus governantes se envolveram com frequência em guerras civis entre os ramos da família. No último século de domínio merovíngio, a dinastia foi progressivamente empurrada para uma função meramente cerimonial. O domínio merovíngio foi encerrado por um golpe de Estado em 751 quando Pepino o Breve formalmente depôs Childerico III, dando início à dinastia carolíngia.
Eles eram citados às vezes por seus contemporâneos como os "reis de cabelos longos" (em latim reges criniti), por não cortarem simbolicamente os cabelos (tradicionalmente, os líderes tribais dos francos exibiam seus longos cabelos como distinção dos cabelos curtos dos romanos e do clero). O termo "merovíngio" deriva do latim medieval Merovingi ou Merohingi ("filhos de Meroveu"), alteração de uma forma não atestada do baixo franconiano ocidental antigo, relacionada ao nome da dinastia em inglês antigo, Merewīowing1 , com o final -ing sendo um sufixo típico patronímico.A dinastia merovíngia deve seu nome ao semi-lendário Merovech (latinizado como Meroveus ou Merovius), líder dos francos salianos, e surgiu na história com as vitórias de seu filho Childerico I (que reinou entre c. 457 a 481) contra visigodos, saxões e alamanos. O filho de Childerico, Clóvis I, conseguiu unir sob seu controle a maior parte da Gália ao norte do Loire por volta de 486, quando ele derrotou Siágrio, o governante romano daquela região. Ele também venceu a batalha de Tolbiac contra os alamanos em 496, adotando nessa ocasião através de sua esposa o cristianismo. Decisivamente derrotou o Reino Visigodo de Tolosa na Batalha de Vouillé em 507. Após a morte de Clóvis, seu reino foi dividido entre seus quatro filhos, como era costume entre os francos. A tradição da divisão do reino entre os herdeiros continuaria no século seguinte. Mesmo quando mais de um rei merovíngio governava, o reino - similar ao Império Romano no seu ocaso - era concebido como uma entidade única governada coletivamente por vários reis (em seus próprios domínios) e a sequência de eventos poderia resultar na reunificação de todo o reino sob um único rei.
...