Historia De Itacoatiara
Artigos Científicos: Historia De Itacoatiara. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aline1906 • 10/10/2013 • 5.812 Palavras (24 Páginas) • 635 Visualizações
História de Itacoatiara
HISTORICO DA CIDADE DE ITACOATIARA – VILA DE SERPA 1853
Os registros de povoamento na região datam de 1655, quando o Padre Antonio Vieira cria a Missão dos Aroaquis na Ilha de Aibi, nas proximidades da boca do Lago do Arauató. Porém a Missão não progrediu em razão da investida dos índios Muras. Por cinco vezes o povoado mudou de lugar. O desconhecimento sobre a região não os deixava observar que estavam deslocando-se dentro da grande área dominada pelos índios Muras, que compreendia praticamente toda a calha do Rio Madeira. Razão que os fez mudar para a foz do Rio Abacaxis. O povoado desta vez instalou-se em terra firme e as investiduras dos Muras eram menores. Com o notório progresso do povoado o capitão-general-governador da Amazônia, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, em visita ao lugar resolveu alavancar o lugar para categoria de Vila. Porém, os moradores já tinham previamente escolhido um novo lugar em razão da insalubridade e dos constantes ataques dos índios. Desta vez trocaram a calha do Madeira pela margem esquerda do Rio Amazonas. Mais precisamente no Sítio Itacoatiara.
Todavia, a mudança só foi efetivada em 19 de abril 1758. Mendonça Furtado após verificar o lugar in loco, deixou o sítio Itacoatiara e partiu para Barcelos para empossar o coronel Joaquim de Mello e Povoas como governador da capitania de São José do Rio Negro. Em 01 de janeiro de 1759, acontece de fato e direito a instalação da Vila com denominação portuguesa de SERPA que estaria sob a proteção de N. Sra. do Rosário de Serpa, cuja imagem foi trazida de Portugal para a Vila recém formada. Foi a 3ª Vila instalada do Amazonas pela estratégica posição geográfica, exercia considerável influência na região, ficando inclusive o Lugar da Barra, atual Manaus, sob sua dependência política. A Comarca de Serpa compreendia a aproximadamente metade da área do Estado.
Em 1840 Serpa foi duramente atingida pela revolução dos cabanos. E finalmente em 25 de abril de 1874, com base no projeto nº 283 de autoria do Dep. Damaso de Souza Barriga, a antiga Vila de Serpa é elevada a categoria de cidade, resgatando a origem indígena com a denominação ITACOATIARA, fazendo uma alusão as pedras encontras no Jauary (bairro da cidade que fica situado na margem do rio amazonas, onde encontram-se várias pedras com inscrições em baixo relevo feitas pelos primitivos habitantes).
Em 24 de agosto de 1932, na frente da cidade aconteceu a célebre Batalha Naval envolvendo os navios Ingá e Baependí dos legalistas da constitucionalista de São Paulo. Os navios Jaguaribe e Andirá estavam sob o comando dos rebeldes. Foram construídas trincheiras no litoral da cidade. O então prefeito Major Gonzaga Pinheiro e o Padre Pereira foram à bordo do navio dos revoltosos e taticamente negociaram a rendição da cidade. Na realidade estavam ganhando tempo no aguardo da chegado dos navios Ingá e Baependí para tirarem os moradores da Velha Serpa do sufoco. Os navios aliados investiram bravamente sobre os revoltosos, partindo o Jaguaribe e o Andirá ao meio, trazendo novamente a paz à cidade e o retorno dos moradores que se afugentaram para o Lago de Serpa e outros se embrenharam na selva e ficaram esperando o desenrolar da situação
PRINCIPAL FATO HISTÓRICO – Batalha Naval
Batalha Naval de Itacoatiara
Em 24 de agosto de 1932, na frente da cidade aconteceu a célebre Batalha Naval envolvendo os navios Ingá e Baependí dos legalistas da constitucionalista de São Paulo, que vieram de Manaus para defender Itacoatiara, que zelavam pela permanência do Presidente Vargas, que a época fez um governo ditador. Os navios Jaguaribe e Andirá estavam sob o comando dos rebeldes, que vinham de Óbidos – Pará, com a finalidade de tomar o Amazonas, renderam a cidade de Parintins e o seu próximo alvo seria Itacoatiara e depois a capital do Amazonas. Os rebeldes chegaram no porto atirando contra a cidade, por isso foram construídas trincheiras no litoral da cidade para sua defesa. O então prefeito Major Gonzaga Pinheiro e o Padre Pereira foram à bordo do navio dos revoltosos e taticamente negociaram a rendição da cidade. Na realidade estavam ganhando tempo no aguardo da chegado dos navios Ingá e Baependí para tirarem os moradores da Velha Serpa do sufoco. Os navios aliados investiram bravamente sobre os revoltosos, partindo o Jaguaribe e o Andirá ao meio, trazendo novamente a paz à cidade e o retorno dos moradores que se afugentaram para o Lago de Serpa e outros se embrenharam na selva e ficaram esperando o desenrolar da situação.
TURISMO
Praça do Mirante – Orla do Rio Amazonas
Como opção de lazer, Itacoatiara recebe nos finais de semana grupos de visitantes, dispostos a usufruírem das atrações turísticas e de entretenimentos que a localidade oferece, mas é no mês de setembro de cada ano, com a realização do Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI), que há o maior número de visitantes, com isso os hotéis chegam a atingir cem por cento. Apresento abaixo os estabelecimentos que de uma forma geral são os de maior relevância, lembrando que telefone antes e consulte os preços.
LOCALIZAÇÃO
http://www.brasilocal.com/amazonas/itacoatiara/itacoatiara.html
Distante de Manaus 177km em linha reta
Por Rodovia: 267 km
Por via fluvial 204 km.
Àrea geográfica: 8910 km quadrados.
Festas Religiosas: São João Batista (24 de Junho, Festa de Nossa Senhora do Rosário (23 de Outubro a lº de Novembro). Santo Padroeiro: Nossa Senhora do Rosário.
Rios principais: Amazonas e Urubu.
Povos Indígenas: Mura.
Demografia
População total: 89.440 habitantes (87% urbana; 13% rural; 52,07% mulheres e 47,93% homens)
Densidade demográfica: 12,64 habitantes por km²
Mortalidade infantil até cinco anos de idade: 14,26 a cada mil crianças
Taxa de fecundidade: 3,913 filhos por mulher (2000)
Taxa
...