TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Ea Educação

Artigo: Historia Ea Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre a importância da cultura grega para a educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia.

R- Os gregos davam muita importância à educação. A Grécia antiga é vista por muitos historiadores como o berço cultural da humanidade. A filosofia, a arquitetura, a arte, a linguagem, a política, o sistema educacional, a ciência, a tecnologia deste antigo país, exerceu poderosa influência sobre os romanos, que se encarregaram de repassá-la a diversas partes da Europa e em seguida do mundo. Até então, todos os acontecimentos eram originados ou permitidos pelos deuses mitológicos, depois da cultura grega se estender pelas “regiões” as pessoas começaram a questionar o porquê dos acontecimentos e é aí surge o interesse pela filosofia sendo a filosofia a maior contribuição, ela procurava através de reflexão e da razão explicar o mundo e homem que nele habita.

2. Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

R- Na educação na cidade de Antenas, tinha a grande importância e de grande valor voltado para a educação intelectual, uma educação que não era para todos era somente para os que podiam pagar. A educação dos moradores de Esparta, era voltada para as atividades militares, tinha por objetivo formar bons soldados, fortes e robustos, sendo assim, apenas os meninos tinham direito a essa educação já as meninas eram educadas para serem boas esposas era qualificada para as atividades domesticas e os cuidados com os filhos.

3. Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras.

R- As obras de Hesíodo, tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo, em s obras de Hesíodo, tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo, em “Teogonia” e “Os trabalhos e os dias”, em que analisou aspectos relacionados à formação do homem. Já as obras Homero, defende a os valores da guerra, a importância do guerreiro, da luta, do herói, da coragem, da lealdade, e da bravura, como em “Ilíada” e “A Odisséia".

4. Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo, assinalando a sua importância na Idade Antiga.

R- A palavra pedagogia tem a origem grega e deriva da palavra “paidagogos”, era como era chamados os escravos que conduziam as crianças à escola. A palavra paidagogia relacionadas com a educação e chegar na pedagogia conhecida hoje.

5. No final da Antiguidade clássica, a educação greco-romana foi influenciada pela filosofia estóica. Tal processo histórico desencadeou mudanças significativas na cultura da época. Descreva as principais características do estoicismo, argumentando sobre a sua contribuição para a educação romana.

- O homem para atingir a virtude, a sabedoria e a felicidade, deveria viver em harmonia com a natureza, com o cosmos. Deveria viver moderadamente, sem temer os homens, os deuses, a morte, o destino.

- A riqueza, o luxo trazia muitas infelicidades ao homem, por isso este deveria levar

- uma vida simples, regrada, de poucas necessidades.

- Nada ocorre por acaso; o destino do homem já está traçado ao nascer. Por isso

Nada, adianta temer o destino. Era preciso aceitá-lo tranquilamente;

-Pregava a doutrina da fraternidade universal entre os homens, passado a ideia era desligar – se do mundo exterior e a sua independência em relação a esse mundo

- No estoicismo família era a célula da sociedade, de onde provinha o futuro cidadão.

6. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais fatores desencadearam o início e o término da Idade Média?

Fatores do inicio da idade média foi

- a crise do império Romano do Ocidente;

- a aproximação dos reinos do ocidente e oriente;

- invasões Germânicas (bárbaros) na Europa;

- as influencias das religiões orientais (misticismo);

- o crescimento do cristianismo e sua influencia sobre a educação e politica;

Fatores do fim da idade média:

- O reaparecimento do comercio;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com