Historia e geografia
Por: Kamilla Gabrielli Bernardino • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.620 Palavras (11 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
Unidade de ensino: POLO DE GUAÍRA-PR
Curso: PEDAGOGIA - 2º ANO
Disciplina: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Tutora: CHARLENE BELO
Alunas:
JOSIANI CASINI HATAOKA RA 431925
ROSANGELA DE FATIMA LATRÔNICO RA 415411
REGIANE INACIA DE FATIMA RA 419751
ELAINE APARECIDA DOS SANTOS MELO RA 419746
Guaira - Pr, 03-05-2015.
[pic 2]
LITERATURA INFANTIL
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
entregue como requisito para conclusão da
disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da
professora-tutora a distância Charlene Belo
na Universidade Anhanguera –
UNIDERP. Guaíra
08/05/ 2015.
Guaíra
Maio-2015
INTRODUÇÃO
Trabalhar com projetos podem ser uma estratégia bastante interessante para diversificar o trabalho os alunos. Segundo Dias e outras (2004), "O que inaugura esta prática pedagógica como inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções, adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano. (p.230)"Hernandez e Ventura (1998) consideram os projetos de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do conhecimento é global e relacional. Esta ferramenta possibilita a criação de estratégias de organização do conhecimento considerando as informações buscadas e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado. O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Os projetos são essenciais na vida escolar de toda criança, pois, além de auxiliar no seu desenvolvimento irá incentivar diretamente na sua personalidade, fazendo com que e a criança carrega por toda vida os conhecimentos adquiridos com os mesmos.
RESENHA
Aprendizagem e projetos, uma união que da certo.
Quando nós professores nos possibilitamos inovar em sala de aula estamos dando oportunidade de ensinar e também aprender, a aprendizagem trabalhada por meio de projetos auxilia na mudança que tanto sugerimos na educação, pois, os projetos geram situações reais e diversificadas, que favorecem o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural do aluno agindo principalmente na construção de seus estigmas. Dentro da pedagogia de projetos é possível que o aluno no processo de aprendizado supra suas duvidas e anseios, que ele pesquise e crie relações entre os assuntos, incentivando-os em novas descobertas, e principalmente a atuação nas atividades e valorização de sua participação. Os projetos são muito complexos, pois cada um é único, e não existe um modelo pronto, quando um professor começa elaborar um projeto ele deve ter conhecimento vasto sobre o tema, deve pesquisar e estudar muito, pois, todo projeto é uma investigação do que vai ser trabalhado, saber utilizar a tecnologia ao seu favor como aliada no bom desenvolvimento do tema, Lévy (1998) afirma que as novas tecnologias utilizadas como ferramentas pedagógicas na escola redefinem a função docente e agregam às práticas de ensino e aprendizagem a novos modos de acesso aos conhecimentos. O desconhecimento de uma das áreas desvirtua uma proposta integradora das mesmas. “Esse processo se constitui num exercício e aplicação do que já se sabe” (Almeida, 2002) a respeito do tema “Não deve ser assumido pelos alunos como imposição do professor tampouco pode ser fruto de uma curiosidade circunstancial dos alunos. O tema gerador deve constituir-se em desafio, algo que mereça investimento de tempo e esforço cognitivo” (Barbosa, 2004). O professor tem um papel fundamental na execução dos projetos e cabe á ele criar as situações necessárias para que o aluno se encontre dentro do tema e busque o novo, trabalhar projetos além de tornar a aprendizagem mais agradável favorece uma ligação de diversas áreas do conhecimento, todo e qualquer projeto quando bem elaborado e executados terá boas respostas.
SÍNTESE DA RESENHA
Muitos professores ao chegarem numa sala de aula se deparam com a grande dificuldade que é chamar e prender a atenção dos alunos nas atividades propostas, aí é que entram em cena os projetos educativos, como forma de apoiar tudo aquilo que se discute em sala de aula. Preparar um projeto é um desafio um tanto quanto trabalhoso, pois utiliza do real e do diversificado para apresentar e trabalhar o tema, um projeto deve ser completo e claro para que o aluno tenha facilidade de entender o que realmente esta sendo proposto pelo professor. A elaboração de um projeto envolve muitas etapas, as quais devem ser pesquisadas e investigadas, sanando todas as duvidas que o envolva, concluindo assim que a intenção de trabalhar projetos é de melhorar o processo de ensino aprendizagem, visando sempre a construção do conhecimento do aluno.
...