Historia v
Por: luzequim • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 672 Visualizações
[pic 1] | Fundação Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRA E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Curso de graduação em História – EAD |
Luciana Pereira Zequim, ra76819
Trabalho de História do Brasil V:
História do Brasil República: Estado e Sociedade- 1889/1945
Ubiratã, setembro de 2014
Atividade 01 – Com base no vídeo aula, no capítulo 02 do livro didático e no texto de apoio, que analisa o discurso da imprensa sobre as favelas no Rio de Janeiro, disponível na plataforma, faça uma análise sobre os impactos sociais provocados pelo processo de modernização ocorrido na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX
Resposta: Este período marca o processo de modernização, desenvolvimento do Capitalismo, crescimento da indústria, modernização da estrutura política e social e onde a urbanização é muito acentuada e as cidades passam por grande crescimento, em parte por imigrantes, porém esse crescimento se dá de forma desorganizada, o que gera falta de estrutura sanitária adequada, trazendo muitas doenças.
O Rio de Janeiro era a Capital Federal, portanto refletia todas as mudanças que se buscava fazer para a modernização da nova republica e as elites buscavam reformas que levassem o Brasil a fazer parte do cenário mundial de modernização. Sendo assim, foi nesta cidade que se concentraram os esforços de modernização em todas as áreas, tais como a sanitária e reformas urbanas, entre outros, tudo para o Brasil se parecer mais com a Europa, principalmente Paris. Os cortiços foram banidos com violência dando lugar a avenidas e prédios ao estilo Frances. Enquanto que a população pobre e de descendência negra deveriam se concentrar longe dos centros, ser disciplinados para servir de mão de obra, era necessário banir grupos sociais inferiores do centro da cidade, bem como reprimir a cultura religiosa, festas populares e crendices, além de sofrer discriminação das classes mais abastadas. Portanto as mudanças de modernização se mostravam autoritária e discriminativa, aceitando apenas quem se enquadrava nos padrões burgueses. Era necessário mostrar ao mundo a imagem de uma sociedade nova em que não cabia o estilo de vida até então existente, como as ruas estreitas, as doenças contagiosas e as populações mestiças, portanto a condenação de algumas atitudes humildes e sim buscar o progresso, regenerando a capital.
Atividade 02 - Assistir os filmes Guerra de Canudos e Guerra dos Pelados. Analisar os aspectos políticos, econômicos, sociais e religiosos que envolveram esses dois movimentos sociais ocorridos nas décadas iniciais do regime republicano.
Resposta: O filme guerra dos pelados é baseado na Guerra dos Contestados ( 1912-1916 ), ocorrida em Santa Catarina. Esta envolve conflitos em que de um lado estão os fazendeiros, apelidados de cabeludos, e a empresa responsável pela construção de uma ferrovia, e de outro lado os pelados, assim denominados por rasparem a cabeça. Estes eram expropriados que lutavam por suas terras, uma vez que foram violentamente explorados e se revoltaram iniciando conflitos armados. Contavam com a crença messiânica que pregava a vinda de um reino de paz e amor.
Porém a luta era visivelmente desvantajosa para os pelados que lutavam com estratégia de guerrilhas e em desvantagem de numero e armamento para o exercito, o que tornou a guerra violenta e vitoriosa para o exercito brasileiro.
O filme Guerra de Canudos retrata a situação do Nordeste no final do século XIX, um cenário de seca, fome, falta de atenção do governo aos desfavorecidos, violência, desemprego e fanatismo religioso. Nesse contexto o povo segue Antônio Conselheiro que defendia o fim da cobrança dos impostos e afirmava ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais, além de ser um crítico do sistema republicano, e seu funcionamento no período. Enquanto que o governo defendia o pagamento de impostos para todos. Mais uma vez o Brasil passa por conflitos armados onde de um lado esta o povo lutando por seus direitos e de outro o governo também impondo suas regras.
...