História De Santa Catarina
Resenha: História De Santa Catarina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leandro14 • 6/10/2014 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
História de Santa Catarina
A região costeira de Santa Catarina, mais exatamente onde se localizam as praias da Tainha e do Canto Grande, foi, desde aépoca do descobrimento, visitada por piratas de várias nacionalidades. Afora a discutida versão da presença do francês Binot Paulmier de Gonneville, que ali teria estado durante seis meses em 1504, não existe dúvida quanto à viagem dos portugueses Nuno Manuel e Cristóvão de Haro, que por lá passaram, em 1514, e deram o nome de ilha dos Patos à atual ilha de Santa Catarina. No ano seguinte, Juan Díaz de Solís passou em direção ao rio da Prata. Onze náufragos dessa expedição foram bem recebidos pelos índios carijós e iniciaram com eles intensa miscigenação.
Há também registros na Europa de um pirata chamado apenas de "Português", que era de origem inglesa mas fora criado emPortugal, onde se alistou em várias expedições ao Brasil. Depois apropriou-se de um navio e durante anos atacou embarcações comerciais na região de Santa Catarina. Diz-se que se abrigava na atual praia do Canto Grande para dividir seu butim. Segundo os registros, não era um indivíduo violento desde que não houvesse reação da vítima, e muitos dos seus tesouros eram enterrados nas encostas do morro do Macaco, próximo à praia da Tainha. Ele teria voltado a Portugal, deixando escondido no morro do Macaco um tesouro para ser recuperado quando voltase. Porém ele nunca mais foi visto, tendo morrido de uma forte febre sem nunca revelar onde estava o seu tesouro.
Há registros de que o "Português" se relacionava muito bem com os aborígenes, que viviam de caça, pesca e cultivo de variedades de milhos, batatas, mandiocas e amendoins, sendo exímios tecelões de redes, esteiras e cestos, além de fabricar objetos de pedra. Habitavam uma vasta região litorânea - desde Cananéia, no litoral de São Paulo, até a Lagoa dos Patos, noRio Grande do Sul - e tinham como limite pelo interior as matas habitadas por índios inimigos, chamados botocudos ou guanana (guaianã), hoje conhecidos por kaingang e xokleng. Esses índios mantinham contato com os guaranis do interior doestado do Paraná e do Paraguai. Por manterem intensa comunicação através da rota do Peabiru, cujo destino era a região dePotosi, no império inca, despertaram interesse dos estrangeiros na procura de prata e ouro.
...