TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Geral

Monografias: História Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

RESPOSTA: Pré-História é o período que vai desde o aparecimento dos nossos ancestrais hominídeos até o desenvolvimento da escrita. Nesse período a humanidade criou várias técnicas para aproveitar a natureza e para sobreviver com facilidade. A Pré-História foi dividida em três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

PALEOLÍTICO: Idade da pedra lascada – o homem era nômade, vida grupal em cavernas. Lascavam as pedras para usar como ferramenta de trabalho e instrumento para caça.

NEOLÍTICO: Idade da pedra polida – se tornaram sedentários a partir da realização da agricultura. Domesticou animais. Passou a viver em sociedade. Inventou a cerâmica e começou a tecer a lã.

IDADE DOS METAIS: Surgimento das técnicas agrícolas. Passaram a fazer objetos com metal.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

RESPOSTA:

 3500 a.C. – Bronze: A pré-história termina com o surgimento da escrita pelos sumérios e com a criação das cidades. O primeiro período da Antiguidade Clássica é caracterizado por novas formas de organização social e também pela descoberta da metalurgia: cobre, bronze e ouro eram usados para a confecção de utensílios. O poder do indivíduo passa a ser medido pela quantidade de objetos metálicos que possui.

 1000 a.C. – Ferro: O homem consegue produzir temperaturas de combustão altas o suficiente para a fusão do ferro, que se torna o principal material para armas e utensílios de casa. Esse período abriga o florescimento de grandes civilizações, como os gregos e romanos, que ditarão a conduta humana nos períodos seguintes.

 476 - Alta idade média: A queda de Roma assinala o fim das grandes cidades e o início da ruralização da Europa, num período conhecido como Idade das Trevas. Os bárbaros espalham-se até a Península Ibérica e a Grã-Bretanha, mas, entre eles, cresce o cristianismo, com a aliança dos reinos com a Igreja. Fora da Europa, o islamismo surge e alastra-se, e os árabes experimentam um intenso desenvolvimento cultural.

 Século 10 - Baixa idade média: As campanhas militares sancionadas pela Igreja contra os muçulmanos – conhecidas como Cruzadas – marcam esse período, que abriga também o nascimento de pequenas cidades cercadas por fortalezas, os burgos. Nessas vilas, drasticamente afetadas pela peste, nasce um sistema social diferente da relação entre servos e senhores feudais.

 1453 – Moderna: A nova classe dominante, os burgueses, volta-se ao conhecimento clássico (das civilizações da Idade do Ferro), movimento conhecido como Renascimento. A queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino, inaugura o período que abriga a Reforma Protestante, o racionalismo e a descoberta da América, três pilares dos tempos futuros.

 1789 – Contemporânea: A Revolução Francesa assinala o fim definitivo do regime monárquico. Sob o rótulo do ideal da igualdade, liberdade e fraternidade, triunfa o sistema de divisão do trabalho assalariado. A tecnologia dá um salto gigantesco.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/idades-historia-433670.shtml

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

RESPOSTA: A sociedade Egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. Baseava-se na agricultura que era realizada nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato.

Quanto a religião, eram politeísta, esse fator influenciava os mais diversos setores da sociedade. Destacaram-se na ciência, matemática e medicina.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação? RESPOSTA:

ATENIENSES ESPARTANOS

Existiam escolas particulares. Os meninos cujos pais podiam pagar a escola estudavam. As meninas ficavam em casa tecendo, e não recebiam nenhum tipo de educação. Buscavam na educação a formação de bons soldados. A escola era pública. Até os 18 anos, os meninos espartanos aprendiam a ler e a escrever. A educação das meninas era semelhante aos meninos em casa. Aprendiam a ler e a escrever e faziam muitos exercícios físicos para se tornarem mães de soldados perfeitos.

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.

RESPOSTA: No período da monarquia em Roma, o poder centralizava-se na figura do rei. Nessa época o povo romano era formado pelos descendentes das famílias que teriam participado da fundação de Roma. Eles eram os patrícios. Só a eles era permitido ocupar os cargos públicos e governar. Também existia um outro grupo da sociedade romana, os plebeus, formada pelos estrangeiros. Eles viviam livremente em Roma, embora não tivessem direitos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com