História do Brasil e Paraná
Artigo: História do Brasil e Paraná. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviamendes • 21/10/2014 • Artigo • 3.253 Palavras (14 Páginas) • 277 Visualizações
DOSSIÊ - HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ
TURMA: 06/2011
UNIDADE 01
1. Analise as transformações históricas vivenciadas pela Europa durante o século XV, relacionando-as com o processo de expansão marítima iniciado pelos portugueses.
Neste século ocorreram vários fatos que foram importantes, como o comércio com o Oriente garantir grandes lucros para os europeus, era controlado pelos árabes e italianos, moradores de Gênova e Veneza. Os lucros eram altíssimos, pois eram revendidos no resto da Europa por preços muito altos. Dai então os portugueses desejavam participar desse comércio pelo seu alto custo do lucro. Com tudo isso todos precisavam vencer os obstáculos para conseguir almejar seus objetivos como as tempestades, as correntes marítimas e o medo de navegar em oceanos desconhecidos que eram ou foram relatadas por histórias antigas, onde eram marcadas por perigos e “presença” de monstros fantasiados.
2. Como se deu o processo de exploração do pau-brasil durante o período pré-colonial?
Foi graças a participação dos nativos, por meio do sistema de escambo em troca do trabalho de derrubar as arvores, limpá-las, arrumá-las em toras e embarca-las nas naus, os índios recebiam machados e instrumentos de metal, além de outros pequenos objetos que os encantavam, como colares e tecidos, entre outros.
4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.
A inconfidência mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileira pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo de ouro. No final do século XVIII o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com as cobranças de altas taxas de impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma serie de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do brasil. Neste período, era a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Com essa grande exploração o ouro começou a diminur nas minas. Todas essas atitudes foram provocantes insatisfação muito grande no povo, em especial os fazendeiros e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida politica do país.
No final do século XVIII, países do mundo inteiro passavam por um intenso processo de transição politico pelo ideal de liberdade, fraternidade e igualdade. No entanto com todo este impasse aconteceu a Conjuração Baiana que tinha caráter emancipacionista que exigia a qualquer custo, a independência do domínio português. Quando Salvador deixou de ser a capital brasileira, acabou perdendo boa parte dos investimentos de Coroa e passou a ter papel secundário. Com isso a população baiana acabou por sofrer com crise do estado, provocando a violência. Cada vez mais com saqueamentos de propriedades e mercadorias.
Apesar de não ter sido concretizado em sua totalidade a Conjuração Baiana é considerada uma importante revolta popular. Muito além da pretensão de derrubar a monarquia, a revolta pôs em xeque as questões sociais do país e deu impulsão para o surgimento das primeiras campanhas abolicionistas do país.
5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados no Brasil?
Foi marcado por muitas dificuldades para consolidar a independência e manter a unidade do país. O primeiro ato politico importante foi a convocação da Assembleia Constituinte, eleita no inicio de 1823 e seu primeiro fracasso quando ocorreu uma forte divergência entre os deputados brasileiros e soberanos. Já no segundo reinado que foi durante o Dom Pedro II governou o Brasil, onde começou com antecipação da maioridade do imperador. Durante os primeiros 10 anos deste reinado o regime monárquico estabilizou-se.
UNIDADE 02
1. Apresente os conflitos sociais ocorridos no Brasil no fim do período monárquico, que favoreceram a mudança de regime no ano de 1889.
Questões Religiosas: brigas entre igrejas católicas e maçônicas
Questão Militar: integrantes do exercito faziam muita criticas a monarquia, estavam descontentes, pois não podiam manifestar-se na imprensa, sem autorização do ministro da guerra.
Abolição da escravidão: a proclamação da lei Aurea não engrossou as fileiras monarquistas e muitos fazendeiros deixaram de apoiar o imperador.
2. Explique, com suas palavras, como funcionou a política republicana no Brasil até os anos de 1930.
Este período foi conhecido como a Republica Velha, foi marcado pelo domínio politico das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil se firmou como um país exportador de café, e na indústria deu um grande salto. Na área social ocorreram várias revoltas e problemas sociais que aconteceram nos quatros cantos do território brasileiro, dentre elas a Republica de Espadas, a Constituição de 1981; República das Oligarquias; politica do café-com-leite; dos governantes; o Coronelismo; o Convenio de Taubaté. Cada um desses fatos ocorridos foi marcado por algo que trouxeram certos benefícios ao país.
3. Quais os fatores que contribuíram para o declínio e fim da política do Café-com-Leite no Brasil?
Para o seu declínio um dos fatores foram: os levantes teneísta; as revoltas populares; o agrupamento das Oligarquias dessedentes na aliança liberal; a grave crise econômica já existente no país que veio a ser agravada com a quebra da bolsa de Nova York e os fatores políticos. Neste momento houve a quebra do pacto entre paulistas e mineiros na sucessão presidencial, colocando o fim a politica café-com-leite.
4. Descreva a política brasileira, de Getúlio Vargas até o início da ditadura militar, no ano de 1964.
Getúlio Dornelles Vargas, foi advogado, nasceu na cidade de São Borja, estado do Rio de Grande do Sul, em 19 de abril de 1883. Iniciou sua vida política como deputado estadual (1909 - 1912; 1917 - 1921) pelo Partido Republicano Rio Grandense (PRR), e na mesma legenda foi indicado e eleito, em outubro de 1922, à Câmara dos Deputados e, em 1924, reeleito deputado federal (1923 - 1926). Com a posse do presidente Washington Luís, em 15 de novembro de 1926, assumiu
...