Idade Moderna
Ensaios: Idade Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aleeh.96 • 1/11/2014 • 569 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
WEB 4
IDADE DE DEUS
Como entender a união do cristianismo, que é uma religião, com a filosofia grega, que havia rompido com o pensamento mítico e religioso e se pautava na racionalidade?
O “período medieval” abrangeu em torno de 1000 anos, ficando entre a queda do Império Romano em 476 e a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.
Com a invasão dos “povos bárbaros” (séc. V) a estrutura da vida social foi modificada, e temos ai o início da Idade Média.
Muitos problemas surgiram nessa época gerando graves crises econômicas e sociais, como por exemplo, fenômenos naturais que devastaram plantações e animais, fome, rebeliões de servos, guerras e pestes, tudo isso anunciou o final da época medieval.
A filosofia medieval foi bastante influenciada por povos de diferentes localidades e costumes: judeus, europeus e árabes que estavam em Roma.
O Cristianismo surge no Oriente, chega à Grécia, segue para Roma se espalhando posteriormente para outras localidades. Paulo de Tarso é o nome mais importante na divulgação da doutrina cristã. Observe a passagem do texto bíblico que está em Atos dos Apóstolos, capítulo 17 - versículos 16 a 23, que relata o encontro de São Paulo com os atenienses:
Vídeo aula: Idade média que influenciaram nossa cultura
Nobreza e clero: mandavam na sociedade e detinham o poder, o clero mandava mais. A idade média Deus é o centro do universo, todas as coisas convergem para a idade média (teocentrismo).
A igreja havia a preocupação do ensino, na qual era somente para a Nobreza.
Na Idade Média, a Igreja Católica dominou o cenário religioso. Detentora do poder espiritual influenciava o modo de pensar, e as formas de comportamento das pessoas. Ela tinha também grande poder econômico, possuindo terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Nesse contexto, inaugura-se a patrística.
A palavra patrística vem de padre tem o sentido de "pai", pois, foram eles que formularam os primeiros conceitos da fé e da tradição católica. Com a filosofia patrística temos a difusão, consolidação e constituição do pensamento cristão.
O nome mais expressivo desse movimento é o de Santo Agostinho.
Alegoria da caverna de Platão
Platão dizia que a verdade, como conhecimento eterno, deve ser buscada intelectualmente no “mundo das idéias”, pela reflexão, e a escuridão representa a nossa ignorância.
A partir das ideias de Platão, Agostinho formula a doutrina da iluminação e explica como é possível receber de Deus as verdades eternas. Conclui que todo conhecimento verdadeiro é resultado de uma iluminação divina, que permite ao homem chegar à verdade.
Da mesma forma como o povo preso na caverna viu a verdade quando saiu de dentro dela, a luz divina tem o poder de iluminar
...