Idéias Econômicas De Adam Smith E Karl Marx?
Dissertações: Idéias Econômicas De Adam Smith E Karl Marx?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dark12 • 20/10/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
Adam Smith pregava o liberalismo econômico, o fim do protecionismo alfandegário e dizia que a riqueza de um país é representada pelo trabalho e não pelo acúmulo de metais preciosos. Ele pregava o fim da intervenção estatal na economia, usando o princípio do "laissez faire", ou "deixe fazer", afirmando que o mercado é auto-regulável..Karl Marx afirmava que o sitema capitalista continha em si sua própria destruição, pois, ao promover a exploração de um homem por outro, ele promoveria uma revolução social tão profunda que alteraria o sitema vigente e em seu lugar um novo sistema nasceria, onde os meios de produção passaria às mãos de quem produz e não mais de quem detém o capital. A mais-valia, ou seja, o que o capitalista cosnegue a mais do que aquilo que ele paga para o trabalhador produzir seria a origem de toda riqueza, sendo, portanto, injusta e moralmente inaceitável.Adam Smith:
- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
- "O Estado não deve interferir na economia. Ela se ajusta por si só "
- "Onde quer que predomine o capital, prevalece o trabalho; onde quer que predomine a renda, prevalece a ociosidade "
- "Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador "
Karl Marx:
- "Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites."
- "O capitalismo gera o seu próprio coveiro."
- "A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe."
- "O que distingue uma época económica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir."
- "O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a."
...