Imperialismo
Resenha: Imperialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larisoares • 9/4/2014 • Resenha • 232 Palavras (1 Páginas) • 287 Visualizações
Imperialismo pode ser entendido como uma política colonial de caráter expansionista que, a partir da segunda metade do século XIX, marcou a política externa de países como a Inglaterra, a França, a Alemanha, os Estados Unidos e o Japão. Segundo Hobsbawn, o imperialismo seria uma conseqüência previsível de um sistema internacional composto por potências capitalistas rivais, que, concorriam de forma intensificada devido a uma pressão econômica conjuntural. Ainda na visão do autor, foi a procura simultânea das grandes potências por novos mercados consumidores nas regiões periféricas que resultou no imperialismo. Já para Lênin, o imperialismo seria uma etapa natural do capitalismo avançado. Apesar de reconhecer as transformações sociais e políticas, segundo o mesmo, foi a substituição do capitalismo competitivo pelo monopolista que trouxe o imperialismo, ou seja, a dominação do capital financeiro sobre a vida econômica e política da sociedade.
Desta forma, torna-se possível estabelecer uma relação entre as revoluções industriais e as “corridas” imperialistas (Napoleônica, Bismarckiana, Victoriana). Independente das diferenças entre os pontos de vista dos dois autores, fica em evidência as conseqüências maléficas do imperialismo, fato que culminaria com a Primeira Guerra Mundial.
A chamada Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estado-unidense.
...