Jesuitas séc. Xvi
Trabalho Escolar: Jesuitas séc. Xvi. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 112426 • 7/3/2014 • 501 Palavras (3 Páginas) • 524 Visualizações
omplete:
1. Principais jesuítas que iniciaram a catequese no Brasil:
Resposta: Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta, Padre Antônio Vieirae Padre João de Azpilcueta Navarro.
2. Dificuldades encontradas pelos jesuítas em seus primeiros contatos com a terra conquistada: ...
Resposta:Civilizar seres exóticos
3. Atuação dos jesuítas em geral:
Resposta: Ao mesmo tempo, os jesuítas deveriam cuidar da formação interna do contingente de sacerdotes necessários para a garantia da continuidade da obra. Sua tarefa era basicamente aculturar e converter “ignorantes” e “ingênuos”, como os nativos, e criar uma atmosfera civilizada e religiosa para os degredados e aventureiros que para aqui vieram.
4. As missões:
Resposta: Tratava-se de dominar pela fé os instintos selvagens dos donos da terra, que nem sempre recebiam pacificamente os novos proprietários, difundindo o pânico entre a população metropolitana. Cuidava-se, ainda, de instalar aqui a prática cotidiana dos serviços religiosos, que atraísse o olhar de Deus para este mundo pagão. Foi assim que se formaram as missões itinerantes ou, como se revelaria mais eficiente, na forma de aldeamento.
5. A instrução dada pelos jesuítas:
Resposta: Enviou religiosos para o trabalho missionário e pedagógico, com a finalidade principal de converter o gentio e impedir que os colonos se desviassem da fé católica.
5.1. O que ensinavam?
Resposta: A leitura, a escrita e o cálculo eram, de fato, os conteúdos próprios da instrução, que davam base para a compreensão das Sagradas Escrituras.
5.2. Como ensinavam?
Resposta: Tendo acesso aos catecismos, livros e cantos religiosos, realizar o complicado cálculo dos dias e das festas religiosas, entender e acompanhar ativamente os ritos e os sacramentos era tudo o que se esperava do gentio. Isso os “civilizava”, pacificava, tornando-os dóceis súditos da Coroa e “filhos de Deus”.
6. Na verdade, o que foi prioritário na ação dos jesuítas:
Resposta: Na verdade tratava-se de uma ação concentrada e temporária, “heroica”, como afirmam nossos historiadores, para abrir espaços, sondar terrenos e criar condições para o efetivo povoamento da Colônia. Tratava--se de dominar pela fé os instintos selvagens dos donos da terra, que nem sempre recebiam pacificamente os novos proprietários, difundindo o pânico entre a população metropolitana. Cuidava-se, ainda, de instalar aqui a prática cotidiana dos serviços religiosos, que atraísse o olhar de Deus para este mundo pagão.
7. O que foi importante para os nativos da terra e para os seus primeiros imigrantes:
Resposta: A introdução da racionalidade na vida dos nativos sem dúvida revolucionava seus hábitos e reorganizava o seu cotidiano. Era preciso ter lugar e tempo próprios para o sono, para as refeições e para as diversões, assim como lugar e tempo adequados para o trabalho
...