LUTAS TRABALHISTAS E SINDICAIS: PERÍODO VARGAS
Trabalho Universitário: LUTAS TRABALHISTAS E SINDICAIS: PERÍODO VARGAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinhoron • 7/11/2014 • 645 Palavras (3 Páginas) • 2.069 Visualizações
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO AZARIAS SALGADO
CLEIDE GEOVANA TAVARES MACIEL
LUTAS TRABALHISTAS E SINDICAIS: PERÍODO VARGAS
ANGELIM – PE
2013
CLEIDE GEOVANA TAVARES MACIEL
LUTAS TRABALHISTAS E SINDICAIS: PERÍODO VARGAS
Trabalho de pesquisa apresentado à professora Neide Maria da disciplina de História.
ANGELIM – PE
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................4
3 CONCLUSÃO........................................................................................5
REFERÊRNCIAS......................................................................................6
INTRODUÇÃO
O século XIX é um período em que se deu a transição do trabalho escravo ao trabalho assalariado, capitalista no Brasil. Na época as primeiras organizações sindicais, na sua maioria, foram por imigrantes europeus.
A classe trabalhadora é produto das contradições geradas pelo capitalismo, da expropriação da força de trabalho do trabalhador, da exploração de classe, da violência física e moral imprimida pelos patrões, para produzir lucros e acumular riquezas. No Brasil, a classe operária, depois as outras classes trabalhadoras, surgiu com o final da escravidão, e com a abolição da escravatura e o surgimento do trabalho assalariado, em fábricas, em larga escala, no século XX. Houve um predomínio dos anarquistas no início do século XX, que foi decisivo para o nascimento do movimento operário organizado no Brasil.
O período que vai de 1930 a 1945 é conhecido na história brasileira como Era Vargas ou Estado Novo. Uma nova etapa na história do movimento operário, especialmente no que se refere aos sindicatos, com uma crescente integração dos sindicatos ao controle do Estado.
DESENVOLVIMENTO
O período que vai de 1930 a 1945 é conhecido na história brasileira como Era Vargas ou Estado Novo. Uma nova etapa na história do movimento operário, especialmente no que se refere aos sindicatos, com uma crescente integração dos sindicatos ao controle do Estado. O Estado sob o comando de Vargas tentou controlar o movimento sindical e operário, levando-o para ser incluído no aparelho de Estado. A primeira medida de Vargas foi a criação do Ministério do Trabalho, em 1930, com o objetivo de organizar uma política sindical tendo como meta conter a classe operária nos limites do Estado. Para alguns, Getúlio Vargas foi um presidente preocupado com as condições de vida dos trabalhadores o “pai dos pobres”.
...