MECÂNICA GERAIS ATPS
Tese: MECÂNICA GERAIS ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fuminnalser • 7/12/2014 • Tese • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 273 Visualizações
ALUNO: Alisson dos Santos RA: 3786770942
ATPS MECÂNICA GERAL
(GUINDASTE – GRUA)
ATPS MECÂNICA GERAL
(GUINDASTE – GRUA)
TRABALHO DA DISCIPLINA DE MECÂNICA GERAL
PROFESSOR VASCO
3° SEMESTRE – TURMA A
PERÍODO NOITE
SJC – Maio 2013
Etapa 1
Passo 1
Os guindastes são umas das principiais ferramentas para a construção de grandes edificações. Para o bom funcionamento de um guindaste ele deverá ser constituído de:
Base: Suporta o guindaste. Fica fixada em uma enorme base de concreto. É impressionante como super-máquinas como essa se mantém estáveis sem haver nenhum cabo de sustentação. O principal elemento que garante essa sustentação é a base, onde grandes chumbadores são embutidos profundamente no concreto. Essas bases medem em torno de 10 m x 10 m x 1,3 m e pesam em torno de 182 mil kg.
Mastro: É a unidade que dar altura ao guindaste;
Lança: Dotada de um carro com roldanas que corre ao longo de seu comprimento, é a parte do guindaste que suporta a carga;
Eixo vertical: Possui um elevador e cabos de aço internamente para que seja de responsável pelo equilibio.
Eixo horizontal: É um eixo assimétrico que possui uma seção curta e outra longa. Na parte curta possui um contra peso de blocos de concreto e sua seção longa
carrega o equipamento responsável pelo içamento. No topo possui uma cabine para o operador.
Princípios Mecânicos
Todos os guindastes seguem um principio mecânico constituindo de:
Alavanca: permite que uma carga pesada unida à extremidade mais curta do eixo possa ser içada por uma força menor aplicada no sentido oposto (extremidade mais longa do eixo). A relação do peso da carga à força aplicada é igual à relação dos comprimentos do braço mais longo e do braço mais curto, e é chamada a vantagem mecânica.
Polia: Um guindaste de jib possui um suporte inclinado (o jib), esse suporta um bloco de polia fixo. Os cabos são enrolados varias vezes em volta de um bloco fixo e presos a um outro bloco que se unira à carga a ser içada . Quando a extremidade livre do cabo é puxada manualmente ou por uma máquina, o sistema da polia emprega uma força à carga que é igual à força aplicada multiplicada pelo comprimento do cabo que passa entre os dois blocos. Este número é a vantagem mecânica.
Cilindro Hidráulico: Este pode ser usado diretamente para içar a carga, ou mover indiretamente o jib ou um eixo que suporte outro dispositivo de içamento. Os guindastes, como todas as máquinas, obedecem o princípio da conservação de energia. Isto significa que a energia empregada à carga não pode exceder a energia
interna da máquina. Desde que a energia seja proporcional à força multiplicada pela distância, a energia de saída é mantida aproximadamente igual à energia da entrada (na prática ligeiramente menor, porque alguma energia é perdida com o atrito.).
Passo 2
Neste relatório descreveremos os passos realizados para a construção de um guindaste, considerando todas as propriedades fundamentais para sua construção.
* A base
A base de sustentação foi feita de madeira, do qual o guindaste está preso ao centro dela por um sistema de amarração composto por arame 26. A base possui um peso maior do que o guindaste, cuja função serve para garantir uma maior coesão com o solo, fazendo que este não tombe.
* A Estrutura da Barra
A estrutura do guindaste foi feita de palitos de sorvete que se mantém ligados por um sistema de encaixe. Neste sistema, os palitos foram colados (com cola RODOPAX) um ao lado do outro em grupo de 3 (três), se encaixando em outro grupo de 3 (três) através da colagem de suas extremidades que, devido ao aspecto da colagem, possuem o formato diagonal. E, assim, ocorre a colagem sucessiva até formar uma barra.
Pode-se observar que a colagem de vários palitos foi para garantir uma maior sustentação de peso que será erguido.
* O Poste
...