MESOPOTÂMIA
Artigos Científicos: MESOPOTÂMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALMIRANTE • 25/11/2013 • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 1.264 Visualizações
Mesopotâmia é derivada das palavras gregas, mesos significa 'médio' e potamos refere-se a 'rio'. Abrange a área geográfica entre os rios Tigre e Eufrates; e portanto é também conhecido como a "terra entre dois rios".
Mesopotâmia é composto por algumas partes do atual Iraque, nordeste da Síria, sudeste da Turquia e no Irã. Acredita-se que, a história da Mesopotâmia começou no fim do sexto século A.C.; e terminou com a chegada do Império Persa Aquemênida no século VI A.C., ou com a chegada do califado islâmico no século VII A.C.. A linha do tempo da história da Mesopotâmia pode ser dividida da seguinte forma. Neolítico idade (7000 A.C. - 5300 A.C.) - culturas Jarmo, Hassuna, Samarra e Halaf.
Calcolítico ou idade do cobre (5900 A.C. - 2900 A.C.) - períodos Ubaid, Uruk e Jemdet Nasr
Bronze idade (2900 A.C. - XI A.C.) - Suméria, acádio, Babilônia e Assíria impérios.
Ferro idade (XI A.C. - 7 A.C.) - Império Neo-Assírio e Império Neo-Babylonian Império Aquemênida.
Foram as principais cidades da Mesopotâmia, Suméria, Akkad, Babilônia, cassitas, hititas, Assíria e Chaldea. Acreditava-se que, os reis da Mesopotâmia eram descendentes de Deus. Alguns dos famosos reis da Mesopotâmia eram:
Eannatum de Lagash, foi um rei sumério que conquistaram a Suméria, incluindo o seu, Larsa, Uruk, Akshak e Nippur. Ele também capturado algumas partes de Elam e AZ. Muitos templos e palácios foram construídos durante o seu reinado.
Sargão da Acádia, foi o fundador da dinastia de Akkad e governou durante 56 anos. Ele conquistou a cidade da Suméria e foi o primeiro governante a criar um império multiétnico. A dinastia de Sargão governou a Mesopotâmia durante quase um século e meio.
Hamurabi foi o sexto rei da Babilônia e também o fundador do império babilônico, no século XVII A.C.. Ele era conhecido por seus códigos de lei, chamado código de Hammurabi. Estes códigos foram escritos em uma tabuleta de pedra de seis metros de altura.
Tiglath-Pileser III foi um rei da Assírio e o fundador do Império Neo-Assírio no século VIII A.C.. Ele foi considerado para ser o comandante militar mais bem sucedido.
Nabucodonosor foi o rei mais poderoso do império babilônico durante 1125 a 1103 A.C.. Nome de Nabucodonosor implica, 'Nabo proteger a coroa'. Suas realizações incluem restabelecimento da Babilônia por expulsar os invasores elamita do seu território.
Belshedezzar foi o último rei da Babilônia. Ele era o filho de Nabonido e Nictoris; Nictoris era filha de Nabucodonosor.
Língua e literatura
Suméria foi a primeira linguagem escrita na Mesopotâmia. Esta linguagem foi usada para fins de alfabetização e religiosos, administrativos, científicos. Outras linguagens populares eram anti-semitas e acádio. Inicialmente, os mesopotâmios usado cuneiforme. O significado da escrita cuneiforme é 'cuneiforme', por causa da ponta da caneta triangular usada para impressionar os sinais na argila molhada. O trabalho de alfabetização mais popular desse período foi o Épico de Gilgamesh, baseado em princípios astronômicos e histórias de Gilgamesh.
Astronomia e tecnologia A origem da astronomia datam da civilização mesopotâmica. Os astrônomos da Mesopotâmia gostavam de estudar as estrelas e planetas. Eles inventaram um calendário lunisolar, que tinha 12 meses e duas estações, verão e inverno. Eles sequer previram o movimento dos planetas e eclipses; alguns estudiosos se refere a esta abordagem como a primeira revolução científica. Os astrônomos babilônicos apoiado o modelo heliocêntrico de Kepler, onde a Terra gira sobre seu eixo, que por sua vez gira em torno do sol.
Os mesopotâmicos foram os primeiros a inventar baterias, chamadas a bateria de Bagdá durante o período de Sassanid. Eles também inventaram uma bomba, chamada o Siracusia e o parafuso que foi usado primeiramente por Senaqueribe (rei da Assíria) no século VII A.C.; e uma roda em 3500 A.C.. Tecelagem de têxteis, metais e cobre trabalhando, controle de inundação, vidro e fabricação de lâmpada e irrigação foram algumas outras tecnologias inventadas por eles. Cobre, bronze e ferro foram usados para fazer armadura e armas como espadas, adagas, lanças, etc. Junto com estes metais, ouro também foi usado para decorar os seus palácios.
Religião e filosofia Os mesopotâmicos eram politeístas e acreditavam em muitos deuses. Embora, eles tinham crenças comuns, havia algumas variações regionais; os babilônios adoravam Marduk, acreditava o Império Assírio Ashur, os sumérios considerado um e Ki como seu Deus e a deusa e Enlil (filho de um e Ki) como o Deus do ar. Eles também acreditavam em outros deuses, como Mahore (o Deus do amor e do nascimento), Nabu (o Deus da escrita), Ninurta (Deus sumério da guerra e heroes) e Pazuzu (o Deus do mal).
De acordo com os mesopotâmios, a terra era um disco liso; cercado por um espaço enorme, furado e acima disso, era o paraíso. Eles também conceberam que, água estava
...