Maré Vermelha
Casos: Maré Vermelha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1166 • 21/3/2015 • 693 Palavras (3 Páginas) • 1.082 Visualizações
Análise do filme “A Maré Vermelha”
O filme Maré Vermelha, do diretor Tony Scott, mostra uma história de um submarino americano em um ataque aos navios russos, na época da Guerra Fria. No filme, pode-se perceber alguns aspectos da administração, como por exemplo os tipos de liderança, processos decisórios como as decisões programadas e não-programadas.
Nota-se também dois tipos de militares, um flexível e outro tradicional, que representam a liderança carismática e autocrática. Eles sofrerão conflitos devido a diferentes formas de pensar, de exercer o papel de líder e de tomar decisões. Além do mais, a questão do preconceito pelo militar Hunter ser negro.
Em relação aos tipos de líderes, percebe-se o líder autocrático e o líder democrático. O capitão Hackman tem características de líder autocrático, pois ele destina as pessoas para um certo objetivo, ou seja, faz suas próprias decisões e não as delegando aos seus subordinados, podemos perceber em algumas frases dita por ele, como “Não aceito suas suposições. Nosso regulamento não é aberto a interpretações ou intuições. Sabemos quais são nossas ordens: são do comandante e não contém ambiguidade. Tomei minha decisão: sou o capitão do navio! Cale sua boca.”. Em contrapartida, o Hunter possui características de líder carismático, é ponderado, ouve opiniões e respeita espaços. Ele é aquele tipo de liderança que faz o trabalho em sintonia com o grupo e consegue com facilidade tomardecisões coerentes de acordo com as exigências da realidade. é mais participativo com seus subordinados, ou seja, dão a eles oportunidades para maior atuação dentro do trabalho. Como podemos perceber no momento em que ele apressa o subordinado a consertar o radio com rapidez, incentivando-o a ser rápido como a velocidade da luz como num filme que ele gosta. Com isso nota-se o surgimento de conflitos entre os líderes devido a diferentes formas de liderar.
As decisões notadas no filme são as programadas e não-programadas. A decisão programada é quando define se vão lançar ou não os mísseis, pois o propósito era não cometer erro. Por isso, deveriam fazer análises de acordo com os estudos e as normas da equipe. Nesse momento, houve um conflito muito grande entre os líderes e, os liderados não sabiam quem obedecer, pois Hackman queria lancer e era mais experiente em tomar decisões, e Hunter não queria lancer mas era mais carismático ao impor a ordem, trazendo um maior conforto aos subordinados. A decisão não-programada é aquela que decide logo no surgimento do problema, não estruturadas e possue dados inadequados. Por isso ela deve ser analisada corretamente para não trazer consequências. No filme ela é caracterizada pela escolha de se trancar o compartimento inferior, que acaba por matar três pessoas da tripulação.
Outra vertente do filme é marcada pelas tomadas de decisões programadas e não-programadas. A primeiraque é proveniente de certo estudo e planejamento é caracterizada por possuir maior estabilidade e certeza em sua utilização, pode ser representada pela escolha do sub capitão em aguardar a espera do sinal para decidir se lança ou não os mísseis, visando não cometer erro. A decisão não- programada é aquela em que se decide logo no surgimento do problema e deve ser rapidamente escolhida, pode trazer consigo conseqüências
...