Memória, História e Política - Margarida de Souza Neves
Por: jguereiroj • 13/8/2020 • Resenha • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 153 Visualizações
MEMÓRIA, HISTÓRIA E POLÍTICA
A Doutora em História, Margarida de Souza Neves, neste primeiro encontro de
História da Educação do estado do Rio de Janeiro, em sua dissertação, relaciona memória,
história e política como um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no
passado que contribuem para a compreensão do presente; de interesse público, numa
dimensão histórica alusiva a educação.
No artigo em avaliação, Margarida de Souza Neves apresenta instigações
fundamentais para a discussão teórica da relação entre História, Memória e Educação, para o
entendimento da apropriação de experiências passadas no presente e sua ativação dialética,
dentro das razões históricas em que foram produzidas e para as quais estão sendo mantidas. O
artigo objetiva pensar no estudo da memória como uma das fontes de expressão das relações
sociais que possibilita o entendimento da educação; e é dentro dessa perspectiva que
necessitamos estudar a memória como uma das instâncias para entendimento da história, no
caso, da história da educação.
Na perspectiva da autora, podemos entender que a questão da memória tem sido uma
das grandes preocupações de grupos e classes sociais, assim como de governos e partidos
políticos. O ato de tornar-se senhor da memória, seja ela própria ou alheia, é um ato político e
que está diretamente ligado à formação e à conservação das identidades.
O artigo nos alerta para os riscos do controle da memória coletiva, principalmente
pelos governos e, assegura que documentos e monumentos, materiais de memória coletiva e
da história, não são um conjunto do que existiu no passado, mas sim uma escolha efetuada
pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade.
Em sua exposição, a autora propõe três pressupostos de raciocínio:
O primeiro é investigar os prolegômenos, como concepção de memória e a extensão
política que se desenvolvem na alçada da história e da educação.
O segundo é especificar e cotejar memória e história num sentido da educação nas
variadas perspectivas de meditação intelectual para uma atuação política particular.
O terceiro é se apropriar da verdadeira extensão política da conexão entre memória e
história, imprescindível quanto à educação.
Nessa perspectiva, em suas considerações, a autora alude os seus pensamentos em três
peritos em memória com ênfase na política:
Paul Ricoeur, que advoga que a memória individual e coletiva estão entrelaçadas,
encontrando no testemunho o seu ponto de passagem. Ricoeur sustenta a tese que o jogo damemória em toda a sua radicalidade e profundidade joga-se paradoxalmente nas estruturas de
alteridade e mediação constitutivas da individualidade de cada ser. É através da função
narrativa que a memória é incorporada à constituição da identidade. E, o dever de memória
coloca a história no sentido do futuro e assume-se verdadeiramente como uma tarefa ética.
Uma pragmática da memória serve de base para a ação política. A ampliação do
espaço público destinado à memória supera assim os clássicos lugares de memória,
estendendo-se também aos tribunais, parlamentos, templos religiosos, bem como aos
ambientes de sociabilidade virtual nos quais a memória é utilizada de maneira tão ampla
quanto dissimulada.
Já Pierre Nora, nos ensina que novos desafios impostos pela globalização, pelos meios
de comunicação de massa e pelo multiculturalismo fizeram multiplicar, também, os “lugares
de memória”, instituições que hoje são detentoras de coleções bibliográficas, fotografias,
pinturas, desenhos, gravuras entre outras sejam pessoais ou institucionais que investem no
simbolismo e na lembrança, garantindo assim, a interação história, patrimônio e memória.
Gilberto Velho e sua perspectiva antropológica, enfatiza que um projeto imprime
sentido duplo à vida de um indivíduo: dá-lhe direção e significado. Um projeto organiza o
relato do narrador quando ele fala de si e do grupo a que pertence e representa. Para Gilberto
Velho, há um feedback entre identidade e memória que leva às formas de expressões culturais,
nas quais as artes de uma maneira geral servem como elemento de afirmação histórica.
Margarida, em sua predica enfatiza que existem autores que destacam a atribuição da
memória ao sofrimento, mostrando através de princípios humanistas a busca de um futuro
melhor; e autores atuais que dedicam muito tempo pesquisando as relações entre memória e
história com tendência saudosista, o momento histórico presente.
Ela exerce uma crítica ao fato de história e memória estarem sendo utilizadas de forma
arbitrária por alguns historiadores e, que são desnecessárias tantas disseminações como
acontece atualmente.
Margarida
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