Movimento Republicano
Monografias: Movimento Republicano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Giva • 10/5/2013 • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 689 Visualizações
1 - Movimento republicano
1)Antecedentes
Nossa monarquia era como um banquinho de três pés: um pé era o Exército, outro era a Igreja e o mais importante era o da escravidão. Por isso a abolição havia criado um descontentamento entre os grandes proprietários escravistas,que antes eram o principal apoio da monarquia.Alguns chegaram até a se converter ao republicanismo,assim o Império perdia suas bases.
Ser republicano era um jeito de pensar, naquela época. Era ser contra a monarquia, era querer acompanhar as mudanças do mundo, modernizar o Brasil, incentivar a indústria e o trabalho assalariado,etc.
As modificações na sociedade e na economia do Império tiveram implicações diretas com a situação política.Os partidos já conhecidos,Liberais e Conservadores,ligados aos interesses dos cafeicultores do Rio de Janeiro não desejam a mudança no sistema político;Porém novos grupos,comprometidos com a cafeicultura do Oeste paulista desejavam mudanças,nomes como: Rui Barbosa,Castro Alves e Joaquim Nabuco mostravam claramente a oposição ao regime;No Rio de Janeiro acontecia o mesmo,por exemplo Rangel Pestana através de seu jornal Opinião Liberal,denegria(falava mal) sobre o Império.
2)Organização
O republicanismo só tomou forma e se organizou quando o jornal A República(edição 3 de Dezembro de 1870) publicou o Manifesto Republicano.
Mas o que foi o Manifesto Republicano?
O manifesto republicano foi um documento que propunha que o Brasil se transformasse numa República para se igualar ao resto da América e garantir uma independência das províncias em relação ao governo central;Propunha também que o ensino e o Estado fosse independentes da Igreja.Esse manifesto era de grande interesse dos cafeicultores paulistas pois garantia um livre comércio com o mercado externo.Foi obra dos chamados evolucionistas,liderados por Quintino Bocaiúva,esses queriam o fim da monarquia,mas sem violência.
Havia outro grupo republicano,esse se opunha as propostas evolucionistas,eram chamados de revolucionários,liderado por Silva Jardim,acreditavam que só a ação revolucionário derrubaria o Império.
No ano de 1873 fazendeiros reuniram-se em Itu e criaram o Partido Republicano Paulista.
Porém não eram só políticos que discutiam as idéias republicanas,após a Guerra do Paraguai o Exército também discutia esse tema.
Os oficiais se deram conta de sua importância após a Guerra do Paraguai,assim esses exigiam maior participação política.
Em 1877 foi fundado o Clube Militar,que era o centro da união dos que se opunham ao Império,assim o governo imperial começou a perceber que os militares colocavam seu poder em risco.Os militares acreditavam que eram destinados a uma missão salvadora, e achavam que tinham que lutar contra os Casacas(ministros e altos funcionários do Império).
República da Espada
República da Espada foi a denominação dada ao período que compreende desde 15 de novembro de 1889 até o final do governo do Marechal Floriano Peixoto, em 1894. Durante este período, dois militares governaram o país; daí a origem do nome: espada.
Assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do marechal lDeodoro da Fonseca guiou as decisões tomadas no Brasil
As primeiras medidas planejavam eliminar órgãos imperiais:dissolveu câmaras,aboliu o Conselho de Estado,transformou as províncias em Estados e nomeou o primeiro Ministro da República. Neste período, foram tomadas algumas decisões importantes para o povo brasileiro. Ocorreu a separação oficial entre Igreja e Estado (fim do regime do Padroado), foi instituído o casamento civil e uma nova bandeira foi criada com o lema “Ordem e Progresso”.
Política Econômica:
Rui Barbosa(Ministro da Fazenda),acreditava que o desenvolvimento do país só se daria se houvesse um surto industrial,e a industrialização só aconteceria se houvesse mais dinheiro circulando,para pagar os trabalhadores assalariados,aumentando assim o mercado consumidor.Em janeiro de 1890,Rui Barbosa propôs por em prática sua política econômica,primeiramente aboliu a antiga moeda imperial(lastro ouro dos velhos réis) e colocou em circulação novas notas,conhecidas como mil réis.O resultado dessa política foi o aumento da inflação,não se investia em setores produtivos e sim em ações fictícias.Essa política ficou conhecida como Encilhamento(ato de selar o cavalo-devido as apostas que se faziam no Jóquei). A inflação atingiu os preços dos produtos de primeira necessidade(economia dos setores populares),provocando manifestações e rebeliões do povo.
Nova Constituição
Em junho de 1890,o presidente Deodoro da Fonseca,convocou eleições para formar uma Assembléia Constituinte(que tem o objetivo de criar uma nova Constituição).
Havia dois grupos
...