Movimento surrealista
Artigo: Movimento surrealista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joao_vida1995 • 5/8/2014 • Artigo • 264 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Contexto Histórico.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa viveu um período de instabilidade política, social e ideológica. A Revolução Russa, em 1917, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. A paz era tão incerta quanto instável. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade.
Nesse contexto, dentre as diversas manifestações artísticas surgidas na década de 20, nasce o movimento surrealista como alternativa para um mundo angustiado, que acabara de vivenciar a "Grande Guerra" - como ficou conhecida a Primeira Guerra Mundial, pelo trauma profundo que causou na população europeia. Se na guerra anterior a esta - a guerra Franco-Prussiana, na segunda metade do século XIX - o número de mortos foi de cerca de 150 mil pessoas, a Grande Guerra contabilizou 10 milhões de mortos. O impacto sem dúvida foi aterrador. Pela primeira vez, civis estavam no alvo das bombas e, embora houvesse batalhas navais, a maioria dos confrontos aconteceu corpo-a-corpo, em batalhas sangrentas (aviões e tanques só seriam utilizados na Segunda Guerra).
É, portanto, num ambiente totalmente fragilizado que aparece o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturado de toda a ideia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade. Tal deformação seria conseguida somente através de uma libertação do inconsciente; todas as associações de ideias deveriam vir à tona, fossem elas lógicas ou não de preferência, não lógicas.
...