O CONCEITO DE FACISMO
Por: Marcos S Pavan • 27/9/2021 • Seminário • 3.680 Palavras (15 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
MARCOS DE SOUZA PAVAN
CONCEITO DE FACISMO
[pic 2]
Londrina
2021
MARCOS DE SOUZA PAVAN
CONCEITO DE FACISMO
Trabalho apresentado ao Curso de História da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para
Atividades interdisciplinares.
[pic 3]
Londrina
2021
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................................04
Conceito de Facismo.........................................................................................................05
Breve Analise Sobre a “Banalidade do Mal” .....................................................................06
Ainda Existem Governos Fascistas no Mundo? .................................................................08
Conclusão ........................................................................................................................10
Introdução
Objetivamos com este trabalho texto alarme algumas das características comuns ao fascismo Independente de qual Estado Nacional o mesmo esteja sendo implementados ou que já tenha sido uma forma de governo tem algum território soberano.
É de entendimento comum que toda forma de governo assisto possuem características peculiares e particulares ao povo, cultura território ao qual está em vigência um regime totalitário fascista.
Neste sentido este texto vem trazer algumas informações e apontar algumas características importantes para que se considere se um governo é ou não de fato fascista. Devemos, no entanto, considerar que nenhum governo que porventura venha ser de fato fascista conseguiria se manter como tal diante das constantes transformações por qual o mundo passou desde a última grande guerra.
apontamos aqui algumas características comum a qualquer regime totalitário fascista e por meio dessas características buscamos apontar se há ou não algum governo que se enquadre em todas elas simultaneamente para que este possa ser de fato considerado fascista o intuito deste trabalho não é julgar nenhuma forma de governo vigente atualmente no mundo, mas traçar um mapa de características que nos possa trazer luz sobre o que é o fascismo e se algum governo vi- gente que nele se encontra.
CONCEITO DE FACISMO
O fascismo é definido nos dicionários como um movimento político e filosófico ou regime que faz prevalecer conceitos de nação ou raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático.
O termo fascismo é derivado da palavra em latim fasces, que designava um feixe de varas amarradas em volta de um machado, e que foi um símbolo do poder conferido aos magistrados na República Romana de flagelar e decapitar cidadãos desobedientes.
Na Roma antiga os lictores, Oficiais de Justiça, caminhavam à frente dos magistrados para abrir caminho e chamar a atenção da população para que fosse prestado o respeito devido aos magistrados, levavam como insígnia um feixe de varas de olmo ou de vidoeiro atadas por fitas vermelhas e assentes em um poste e por cima trazia um machado que era o símbolo de autoridade do magistrado para castigar e executar criminosos.
É na Itália que o termo fascio passou a designar um grupo politicamente Unidos como por exemplo o fasci siciliani que era um grupo formado por trabalhadores agrícolas Unidos em um Sindicato de operários desse setor com origem na Sicília no final do século XIX.
É na Itália então que séculos depois do fim do Império Romano em 1919 Benito Mussolini veterano e socialista reúne na cidade de Milão um grupo de socialistas decepcionados, anarquistas, revolucionários impacientes e veteranos desempregados, tomando uma força que chamou de Fasci de Combatimento. A recém criada organização política tendo como emblema o fascio da Antiga Roma, Trazendo a ideia de solidariedade e crença da obediência rígida autoridade central, arremetendo historicamente a grandeza do antigo império romano.
O fascismo não possui uma definição única e objetiva, por se tratar de um movimento político com características próprias em cada localidade onde ele se instala a sua definição única assim como a situação torna-se difícil, assumindo vários significados dependendo do enfoque dado ou escolhido, assim o termo fascismo representa mais uma dimensão Histórica de movimentos políticos do que um significado etimológico propriamente dito.
No entanto algumas características básicas do fascismo permitem que este regime político preserve em parte características que em qualquer nação permanecem comuns tais como concentração total de poder na mão de um governo autoritário que poderia tomar qualquer decisão sem consulta prévia a representantes da sociedade, obter controle total das estruturas governamentais e principalmente dos meios de comunicação de massa. O líder fascista deveria ser cultuado constantemente, fazer o uso da força militar armada sobre aqueles que discordavam da forma em que o governo era conduzido.
Assim como toda a concepção política sólida, O fascismo é ação e pensamento, ação na qual a doutrina é imanente. Surge de um determinado sistema de forças históricas. Na qual é inserida e que trabalha nelas de dentro para fora.
2. Breve análise sobre a “banalidade do mal”.
Conceito mais importante inventado pela filósofa alemã Hannah Arendt chamada A Banalidade do Mal. Esse conceito desperta num livro chamado Eichmann em Jerusalém que relata o julgamento de um oficial nazista que fora responsável pela eliminação centenas de milhares de judeus, ciganos, homossexuais, indivíduos de esquerda, durante o holocausto no decorrer da segunda guerra mundial. Hannah presenciou o julgamento do oficial em questão. Durante o julgamento ela não enxergou um monstro, como era de se esperar. Um homem um tanto patético, nas palavras dela. Não se via como assassino, em seu estado de consciência corrompido entendia que apenas cumpria as leis de seu país.
...