O Chile de Allende: Entre a derrota e o fracasso
Por: MarianeNo7 • 9/10/2018 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 643 Visualizações
Mariane Oliveira Nossetti
RESENHA CAPÍTULO 4
O Chile de Allende: entre a derrota e o fracasso
O capítulo 4 do Alberto Aggio começa abordando o período de como Allende governou Chile, afirmando que foi um dos momentos mais impotantes pra história contemponânea da América Latina, pois é remetida a ideia dos termos sobre a democracia na ditadura latino americana. Allender morreu em 1973 no Palácio la Moneda em Santiago, assim mostrando toda desestabilidade da America Latina usando Allende como um dos exemplos desse momento da História.
O capítulo trata toda essa situação discorrendo sobre os acontecimentos que levaram a ditadura. Considera-se que Allende foi presidente da República com o mínimo de apoio, somando somente 36% dos votos e mesmo assim foi posseado como presidente, dividindo o Congresso em três correntes, sendo elas os liberais e os nacionalistas, a democracia cristã e por fim o eixo socialista-comunista, essas três divisões como afirma o texto são completamente antagônics, ou seja, com projetos e ideologias completamente diferentes, a partir daí pode-se perceber que não seria um governo fácil de convivência e equilíbrio. Como já venceu as eleições em 1970 pela UP, e governou o Chile até o golpe de 1973, comandado pelo general Augusto Pnochet, que queria comandar a ditadura por duros 17 anos, Allende ficou na presidencia por tres anos.
Segundo muitos autores o socialismo ao Chile foi uma ilusão reformista, uma análise simplista de fato, pois não é fácl abordar e estudar o Chile sem levar em conta o golpe e todos os fatores que compõem o Chile na História da América Latina, pois tendo como exemplo Allende, que tinha uma perspectiva de propor a construção do socialismo, e como já foi dito os antagonismos presentes nesse acontecimento é fato que também não é diferente na história. Foi resultado da direita chilena a queda do presidente aqui citado, um ataque frontal a legalidade do governo, golpe liderado pela Democracia Cristã. Quando Allende foi eleito o Chile e quase todos os países passavam por uma crise, desde a crise da economia até a crise política, pode-se dizer que Allende foi o presidente do último que foi estruturado a vitória eleitoral da Frente Popular de 1938, até seu esotamento em 1950.
O texto afirma que o governo de Allende não pode ser tido como a única experiêcia ao socialismo, pois houve um golpe sobreposto a isto, desde sua morte, ou anterior a ela. E também o presidente, via o socialismo a partir de uma cultura padronizada que conservava a cultura latino-americana.Em 1970 as forças políticas que permeavam o Chile eram insuficientes relacionando segundo o texto com a democracia, dois pólos extremos, as ideias socialistas, como consequência disso veio o fracasso do governo a unidade popular.
Todo esse fracasso do governo que não conseguiu se manter por diversos fatores citados acima, com isso ocorreu a queda do Chile, consequentemente a esquerda se dividiu, uma parte contra ele e uma parte a favor, mesmo com essa divisão a concretização abriria espaço para a esquerda concretizar o socialismo, pois a experiência chilena com o socialismo foi diante o fracasso do mesmo por não conseguir a maioria do apoio da sociedade.
...