O ENSINO RELIGIOSO COMO UM TEMA TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Por: Clara Ferreira • 15/3/2021 • Monografia • 2.876 Palavras (12 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PREG
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA – NEAD
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA – EAD
O ENSINO RELIGIOSO COMO UM TEMA TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Maria Clara Ferreira Nascimento
Teresina – PI
2017
Maria Clara Ferreira Nascimento
O ENSINO RELIGIOSO COMO UM TEMA TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Projeto de pesquisa de monografia apresentado como requisito básico para avaliação da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Núcleo de Educação a Distância- NEAD
Mariano Sérgio Pereira da Silva
Teresina – PI
2017
SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 04
2 JUSTIFICATIVA 05
3 OBJETIVOS 06
3.1 Objetivo Geral 06
3.2 Objetivos Específicos 06
4 REFERENCIAL TEÓRICO 07
5 METODOLOGIA E FONTES 11
BIBLIOGRAFIA 13
DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
O ensino religioso é uma disciplina que deve ser englobada diversas religiões, contudo, na sala de aula, acontece de forma diferente, onde se o professor é de uma religião
específica, determina que os alunos sejam obrigados a ouvir sobre a religião que o mesmo segue, e criticar as demais. Nesse sentido, o ensino de religião veio a pauta e está sendo decidido, se deve ou não ser uma disciplina obrigatória para os alunos assistirem aula.
Ensino Religioso é a disciplina à qual se confia, do ponto de vista da escola leiga e pluralista a indispensável educação da religiosidade. Aqui, já vale observar a necessidade de se superar uma posição monopolista e proselitista, para que haja uma autêntica educação da religiosidade inserida no sistema público de educação em benefício do povo. É aqui onde o Ensino Religioso fundamenta a sua natureza: o homem para adquirir seu estado de realização integral necessita da perfeição religiosa. Nesse sentido Catão (1995) destaca que:
Dentre os inúmeros instrumentos de que dispõe a sociedade para alcançar tão elevado objetivo está a religião, pois somente quando se coloca a questão da transcendência, a que se denomina Deus, encontra a comunidade humana e cada uma das pessoas individualmente, respostas às perguntas fundamentais que todos se colocam diante da vida.
Contudo, essa disciplina é de suma importância para que os alunos aprendam desde cedo, a respeitar as demais religiões por mais que possuam opiniões distintas. Pois, a educação pode ser definida com várias formas e parâmetros distintos, onde permite o desenvolvimento humano, entretanto, todas as definições convergem para o desenvolvimento pleno do sujeito humano na sociedade.
Para tanto, a pesquisa visa responder as seguintes indagações: É possível abordar realmente a diversidade cultural por meio de aulas de Ensino Religioso? Existem realmente profissionais qualificados para tratar de diversidade religiosa nas escolas públicas? O professor de Ensino Religioso consegue mante-se imparcial durante as aulas?
Nesse contexto, a pesquisa tem como finalidade abordar sobre o ensino religioso como um tema transversal na educação pública brasileira, onde será trabalhado pelo método bibliográfico que permite maior abrangência de coleta de dados do assunto em questão.
JUSTIFICATIVA
Para a compreensão da razão de ser do Ensino Religioso é preciso partir de uma concepção
de educação que a entenda como um processo global, integral, enfim, de uma visão de totalidade que reúne todos os níveis de conhecimento, dentre os quais está o aspecto religioso.
O interesse por pesquisar esse tema surgiu a partir de perceber que o ensino religioso é uma disciplina que deve abranger todas as religiões existentes para que os alunos possam respeitar.
Toda sociedade possui um ethos cultural que lhe confere um caráter todo particular, e fundamenta toda a sua organização, seja ela política, social, religiosa, etc. E não é senão a partir da compreensão desse ethos, que poderemos contribuir com as novas gerações, no seu relacionamento com novas realidades que nos são propostas: o individualismo, o descartável, a experiência religiosa sem instituição etc.
O conhecimento religioso enquanto patrimônio da humanidade necessita estar à disposição na Escola. Em vista da operacionalização deste processo, o Ensino Religioso tem se caracterizado pela busca de compreensão desse sujeito, explorando temas de seu interesse, de forma interdisciplinar, com estratégias que considerem este novo perfil de indivíduos, estimulando, sobretudo, o diálogo.
O Ensino Religioso é, portanto, uma questão
...