TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento História

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 13

“ A escolha do primeiro presidente, no regime revolucionário, abria o problema da sucessão com a crise de março “. (Pág 39)

“ O pronunciamento militar, naturalmente, colocava os chefes militares na perspectiva de ocuparem o supremo posto “. (Pág 39)

“ Lacerda mostrava-se preocupado com a direção política, na hipótese da vitória do movimento”. (Pág 39)

[...] general Augusto César Moniz de Castro de Aragão. Esse Oficial que teve destacada atuação no preparo do movimento no seio do I Exército [...] (Pág. 40)

“ A candidatura de Dutra já havia obtido apoio parlamentar para sua eleição ”. (Pág 40)

[...] seria decisiva a influência do senador Jucelino Kubitschek, o mais destacado chefe do PSD, majoritário no Congresso [...]. (Pág 40, 41)

“ No dia 11 de abril foi eleito, por votação indireta, o marechal Castelo Branco, tendo como vice-presidente o deputado José Maria Alkmin ”. (Pág 41)

[...] Finalmente, a 15 de abril o marechal Castelo Branco, assumia a Presidência da República [...] (Pág 42)

 “  O Ato Institucional de abril de 1964, que mais tarde seria conhecido como AI-1, em virtude da edição de outros, propiciou o expurgo na área política e administrativa ( civil e militar) ”. (Pág 45)

“ Os atingidos era considerados comprometidos com a situação deposta, o Governo João Goulart, sendo divididos entre corruptos e subversivos ”. (Pág 45)

“ Um dos mais graves problemas enfrentados pelo Governo de Castelo foi a divergência surgida entre a Marinha e Aeronáutica. A questão militar, abalando a união das Forças Armadas, ameaçava a própria continuidade do processo revolucionário ”. (Pág 47)

“ Nos primeiros dias de julho de 64 começa a surgir a idéia da prorrogação do mandato do marechal Castelo Branco ”. (Pág 53)

“ Os partidários da Prorrogação argumentavam que a estabilização do regime demandava mais tempo “. (Pág 53)

“ O presidente Castelo Branco teve de enfrentar o problema das explorações de minerais e     consequente exportação, matéria que se tornava explosiva no Governo Jango Goulart ” (Pág 55)

“ O Governo estava empenhado, também, em fomentar a vinda dos capitais estrangeiros ”  (Pág 55)

[...] A Cia Vale do Rio Doce, manifestou-se contrária á concessão de terminais particulares, por não os julgar essenciais ao aumento das exportações, para as quais bastariam os portos de Tubarão e do Rio de Janeiro [...] (Pág 56)

“ Somente em 22 de dezembro, aceitando o texto apresentado pela comissão interministerial, sancionou o presidente o Decreto nº 55282, que punha termo á longa controvérsia ”. (Pág 59)

“ Desde abril de 1964, houve pressão política e militar no sentido de adiar ou mesmo tornar indiretas essas eleições. Os defensores da retomada democrática, inclusive o próprio presidente Castelo Branco, conseguiram, apesar disso, garantir a sua realização ”. (Pág 61)

“ O momento político não era bom para o Governo. Era a primeira consulta ao eleitorado depois da Revolução de 1964 ”. (Pág 61)

“ Os salários perdiam rapidamente seu poder aquisitivo, a inflação estava longe de estar sob controle, as cassações e suspenções de direitos políticos tinham atingido muitos nomes e prestigio eleitoral ”. (Pág 61)

“ A autolimitação que a revolução se impôs no Ato Institucional de 9 de abril de 1964 não significa, portanto, que tendo poderes para limitar-se, se tenha despojado da carga de poder que lhe é inerente como movimento ”. (Pág 64, 65)

“ A revolução está viva e não retrocede. Tem promovido reformas e vai continuar a empreende-la, insistindo patrioticamente em seus propósitos de recuperação econômica, financeira, política e moral do Brasil ”. (Pág 65)

“ O presidente tem, por prazo ilimitado, o poder de suspender direitos políticos por dez anos e de cassar mandatos legislativos federais, estaduais e municipais ”. (Pág 66) 

“ Na esteira das crises desencadeadas pelos resultados das eleições de outubro de 1965, o Governo de Castelo Branco determinou a extinção de todos os partidos políticos existentes ”. (Pág 69)

“ Os parlamentares partidários de Governo do Castelo Branco e da continuidade da Revolução se congregaram na Aliança Renovadora Nacional ( ARENA) ”. (Pág 69)

“ Os candidatos da ARENA foram selecionados pela Presidência da República, em entendimento com as lideranças locais e nacional do partido ”. (Pág 70)

“ Poucos dias depois dessa eleição, uma grave crise surgiu, mais uma vez o Congresso, através do presidente da Câmara, o deputado federal Adauto Lúcio Cardoso, resistiu ao executivo”. (Pág 72)

“O Ato Institucional nº 2, outubro de 1965, representou mais um passo na afirmação do grupo militar mais radical, menos disposto a colaborar com políticos considerados por demais comprometidos com a situação anterior a abril de 1964 ”. (Pág 75)

“ O General Afonso de Albuquerque Lima liderava a mais poderosa corrente militar de tendência radical. Os oficiais         que a compunham pretendiam uma candidatura militar única pelo processo indireto ”. (Pág 76)

“ As tensões internas da frente Ampla, entretanto, não eram muito menores que as existentes entre as correntes militares moderada e radical ”. (Pág 81)

“ Em agosto, a frente retomava a ofensiva. No dia 3, é noticiado que João Goulart recomendou a seus partidários que integrassem a frente Ampla, já que uma frente de ex-pessedistas e ex-trabalhistas era inviável ”. (Pág 82)

“ A oposição congregada no MDB, através de sua liderança nacional, sentia a tensão criada pelo reaparecimento político ostensivo de João Goulart ”. (Pág 83)

“ O movimento teria sido marcado para 27 de janeiro de 1968, com foco na cidade de São Paulo. As forças rebeldes seriam constituídas basicamente da poderosa Força Pública, milícia estadual”. (Pág 84)

[...] A radicalização das críticas ao Governo mais uma vez demonstrou a pouca coesão da frente Ampla [...] (Pág 85)

[...] Em 15 de março, a tolerância militar à frente Ampla chegou a seu limite [...] (Pág 86)

“ A 23, deputado Márcio Moreira Alves volta à tribuna da Câmara, para denunciar a ação policial havida contra uma manifestação de estudantes ”. (Pág 87)

“ A 31 de dezembro, a Constituição é modificada em sete pontos, no referente à autoridade federal em questões econômicas, permitindo uma ação mais enérgica contra a inflação ”. (Pág  88)

“ Havia forte pressão de grupos militares ( linha dura) no sentido de promulgar o que constitui o Ato nº 5. O movimento era liderado pelo general Portela, chefe da Casa Militar da Presidência da República ”. (Pág 91)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com