O Imperialismo
Artigo: O Imperialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edson08 • 18/9/2014 • Artigo • 688 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
O IMPERIALISMO
O imperialismo teve seu auge no século XIX, mais precisamente em 1850 e, seus principais agentes foram os países europeus. O imperialismo se deu, devido à necessidade de consumo e obtenção de matéria-prima, pois com a revolução industrial, as fábricas produziam muito mais do que a própria Europa poderia consumir e, consequentemente era preciso encontrar novos mercados para vender esses produtos industrializados, como também, fornecedores de matéria-prima para as indústrias. Para isso era necessário romper as fronteiras de outros países. Outro fator importante neste período é que a revolução industrial, ao mesmo tempo em que trouxe a riqueza, contraditoriamente, trouxe a miséria, pois as máquinas substituíram grande parte da mão de obra, o que gerou uma instabilidade social. É neste contexto que, a Europa sai em busca de novos mercados, fornecedores que, além de consumir seus produtos industrializados e fornecer a matéria-prima, estes países teriam que receber os desempregados, resolvendo o problema do excedente de mão de obra. Assim começa também a grande imigração europeia do século XIX. Esses foram os principais motivos que levou a Europa a colonizar boa parte da África, Ásia e Oceania.
O continente africano foi duramente marcado pelo imperialismo ou neocolonialismo europeu. Sendo repartido entre as nações europeias, numa disputa desenfreada de quem exploraria mais as riquezas e os povos que ali habitavam. Tinham como justificativa a ideia de que estariam levando o progresso e a ciência ao continente, todavia, os principais objetivos eram comerciais. Tinham como característica a imposição de sua cultura, forçando os povos africanos a seguirem suas ideologias. Controlavam qualquer revolta com poder militar. Os africanos não tinham nenhum benefício da intensa exploração de seus recursos naturais, ao contrário, eram praticamente obrigados a comprar os produtos que seriam industrializados na Europa e posteriormente vendidos a eles de forma abusiva.
O imperialismo no continente africano é sentido até hoje. Foi à causa de grandes conflitos étnicos como também prejudicial à cultura africana.
A Grã-Bretanha foi o maior império colonial de todos os tempos. Os ingleses eram excelentes navegantes e dominavam os mares devido a sua superioridade marinha, o que resultou na extensão do seu império para grande parte do globo terrestre. Os ingleses conquistaram Hong Kong, a Índia, o Egito e logo todo o sul do continente africano. Todas essas conquistas tiveram um preço, que foi pago com a morte de milhares e milhares de vidas que tentavam resistir à opressão e domínio dos ingleses.
Fundaram a união da África do Sul sob domínio do império Britânico. Tiraram dos negros os direitos políticos e sociais, como também, estabeleceram a língua inglesa como oficial. Como se não bastasse, criaram um sistema que discriminava os negros e concedia poder e privilégios a uma minoria branca, este sistema é conhecido como Apartheid, esta palavra significa “separação” e era exatamente isso o que acontecia. Havia uma grande separação dos negros e brancos, até leis do tipo, que brancos não poderiam casar-se com negros. Foi somente em 1961 que a União da África do sul conquista a indecência da Inglaterra e forma a Republica da África do Sul. E depois
...