O Mandela um Exemplo de liderança
Por: rafaellinsbjj • 28/5/2021 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura | Tarefa: Portfólio ciclo 3 | |
Nome: Rafael da Silva Lins | RA: 8096861 | Turma:DGEFL1902MCOA0S |
Parecer do Tutor: Eliana do Pilar Rocha |
MANDELA UM EXEMPLO DE LIDERANÇA
Certa vez na África do sul, mais precisamente em Mvezo, nascera no ano de 1918 um garoto cujo nome era Rolihiahia Dalibhunga Nelson originário da etnia Xhosa. O menino levava uma vida muito simples alternada entre brincadeiras populares da tribo e pastoreio de gado, como era de costume os meninos lidarem com os animais da população.
Aos seus nove anos de idade seu pai faleceu e ele ficou sobre os cuidados do líder do povo Tambu. No ano de 1925 entra para escola primaria onde pelo costume os alunos recebem um nome de origem inglesa prevalecendo as normas dos colonizadores ante a toda cultura africana, assim tendo que abdicar o nome de batismo passando a chamar Nelson Mandela, logo após segue para escola preparatória Clarkebury Boarding Institute (exclusivo para negros), cursou Direito na universidade Fort Hare ( primeira universidade a ofertar cursos para negros) porém antes de concluir a graduação fora obrigado a abandonar o curso por ter se envolvido em protestos ante raciais, indo morar em Joanesburgo. Neste período a África do sul vivia um período de repressão e violência em ascensão onde uma menoria branca segregava a os 80% da população negra, vale mencionar que o país africano foi colonizado por ingleses.
No ano de 1944 Mandela junto com outros lideres fundaram a liga jovem do congresso nacional africano (CNA) dispostos a lutar pela conquista do espaço do povo negro, mas com o passar do tempo os conflitos foram se intensificando de modo que o governo alinhado com os ideais de politicas de segregação que até então vigoravam na Europa, agora põe em prática o Apartheid na África.
Em decorrência da luta em que tinha o nome de Nelson Mandela como um dos principais líderes que por vezes optaram pelo enfrentamento da força policial de forma armada e que mais tarde iria lhe custar a prisão. Pois no ano de 1964 aos seus 42 anos Mandela é condenado a prisão perpetua (maior período passou na solitária) enquanto isso, o caos tomava conta de seu país e o ódio sucumbia seus conterrâneos.
Privado de seus familiares e sofrendo as maiores represálias dentro da cadeia Robben Island, mas fora, Nelson (carinhosamente conhecido como Madiba ou Tata) tinha si tornado um símbolo da luta anti-racista ao mesmo tempo que o governo perdia o controle total da situação no país, nesse sentido iniciava-se uma grande campanha pela liberdade de Madiba e seus demais companheiros. Em consequência destes fatos o presidente sul-africano inicia alguns diálogos na tentativa de atenuar a onda de violência, a princípio instaurada pelo próprio governo. Como acordo Mandela sugere novas eleições multirraciais e que era necessária uma nova constituição revogando o Apartheid.
...