O Plano de Aula Ditaduras na América Latina
Por: Gabriel F. Duarte • 12/10/2022 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
HISTÓRIA DA AMÉRICA II
GRUPO: ALICE DO MONTE E GABRIEL DUARTE
DATA DA APRESENTAÇÃO: 26/09/2022
PLANO DE AULA
DITADURAS CIVIS-MILITARES NO CONE SUL DA AMÉRICA LATINA
OBJETIVOS GERAIS:
Promover a compreensão sobre a formação e funcionamento de governos totalitários na América Latina, no século XX, em especial no cone sul, com ênfase no Brasil. Bem como entender as dinâmicas de ruptura das ditaduras latino americanas e o processo de redemocratização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender as semelhanças entre os estados latino americanos ao longo da história e o local que eles ocupavam na dinâmica da correlação de forças mundial, principalmente na dinâmica entre EUA e União Soviética.
- Compreender a importância da população civil para a instalação das ditaduras.
- Entender a realidade econômica, social e política durante o processo ditatorial.
- Estudar o papel dos militares no período de exceção.
- Destacar o papel das resistências contra a ditadura em suas diversas formas.
- Entender o desgaste do regime totalitário e os fatores que levam até a abertura democrática.
- Compreender as consequências e impunidades pós abertura democrática, comparando os processos entre países.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Aula de campo no Monumento Tortura Nunca Mais (Rua da Aurora), para romper com a aula expositiva padrão e levar os alunos a conhecer o espaço de memória na Rua da Aurora, no Recife. O espaço, que contém um monumento e placas em homenagem às pessoas que lutaram contra a ditadura em Pernambuco, pode auxiliar os alunos a se aproximarem mais facilmente da barbárie que ocorreu durante o período ditatorial no Brasil.
- Site “Memórias da Ditadura”, onde é possível conhecer a história de cada pessoa que está exposta ali na Rua da Aurora e servirá de auxílio para o estudante aprofundar o seu conhecimento sobre a violência da repressão contra os militantes pró-democracia.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZADO
Elaboração de um relatório realizado em dupla ou trio, valendo 50% da nota da última avaliação, contendo opinião do grupo sobre o processo ditatorial. Aliado a isso, será solicitado uma "exposição de caso” sobre um ou uma pernambucano/a que estão em exposição no Monumento Tortura Nunca Mais. Por fim, o grupo precisa apresentar uma proposta de intervenção sobre a conservação da memória sobre a ditadura e os danos causados à sociedade brasileira.
CONCLUSÃO
Promover acesso à informações acerca dos processos ditatoriais no cone sul, de modo que leve os estudantes a compreensão das semelhanças entre esses acontecimentos, tendo como foco principal a ditadura-civil brasileira, e suas reverberações na memória social e estruturais estatais até os dias atuais. A partir disso, com a elaboração do relatório como parte do processo de avaliação, fomentar a problematização do tema e o debate entre o grupo, de modo a propor intervenções sociais com fins de manter a sociedade consciente sobre os acontecimentos do processo ditatorial.
...