O Projeto de Pratica
Por: RosaMusica • 7/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 101 Visualizações
ANTONYELLE ORTEGA MARTINS
841806
PLANO DE AULA
Trabalho apresentado ao Claretiano - Centro Universitário para a disciplina de História e Crítica Musical: da Antiguidade ao Barroco como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Prof. Esp. Mariana Galon da Silva
DOURADOS-MS
2018
Tema:
Música Barroca
Público alvo:
08 á 14 anos
Número de aulas:
3 aulas.
Objetivos gerais:
Trazer para as crianças uma forma legal e diferenciada de História da Música.
Os alunos aprenderem o básico de música barroca.
Os alunos saberem quem foi o Mestre do Barroco. ‘’ J. S. Bach’’.
Conteúdo:
1600-1750.
No período barroco, a arte e a arquitetura se tornaram muito decoradas e elaboradas.
Concertos públicos.
Música religiosa.
A nova música/ concerto/ sonata/ cantata/ oratório/ suíte.
A orquestra.
Mestre do Barroco Johann Sebastian Bach.
Handel- O messias e ladok the priest.
J. S Bach- Tocata e fuga em ré menor e Ária na corda sol do suíte n°3 para orquestra.
Pachelbel- Cânone em ré maior.
Metodologia:
Aula I: iniciamos a aula falando sobre o período barroco, a arte e a arquitetura se tornaram muito decoradas e elaboradas. O educador explicará esse tópico da seguinte forma. O mesmo aconteceu com a música, á medida que os compositores começaram a usar melodias complicadas, ritmos rápidos e complexos e sons contrastantes. Ou seja, a música se tornou muito mais ‘’floreada’’. Os compositores se tornaram cada vez mais ambiciosos e passaram a escrever peças mais longas para grupos maiores de instrumentos. Assim surgiu a orquestra que conhecemos atualmente, da mesma forma que alguns estilos orquestrais mais populares, inclusive o concerto, a sonata e a suíte.
Através de um data show, o educando mostrara algumas imagens sobre o tema.
Ilustração de uma sala de concerto barroco decorada, em Veneza no século XVIII.
Nessa imagem o educando abrirá para dúvidas com os alunos, depois seguira no próximo tópico.
Concerto público: Seguindo com a aula, após a reforma, o controle politico da igreja sobre a Europa perdeu a força, e houve um grande crescimento da música não religiosa. Os compositores passaram a escrever música instrumental, criada para ser ouvida apenas pela arte. Concertos públicos que atraíram membros pagantes do publico começaram a se tornar comuns. Os compositores tentavam usar a música para transmitir estados de espíritos e sentimentos, afetando as emoções dos ouvintes.
Harmonia- a música medieval era baseada principalmente em melodias compostas de notas individuais. O período barroco marcou uma mudança nas combinações de notas, usando acordes e harmonias. As primeiras harmonias muitas vezes envolviam o uso de baixo continuo ou ‘’baixo cifrado’’. Essa era uma maneira de escrever música usando notas para a linha do baixo e adicionando símbolos e números abaixo da clave, para mostrar as notas que deveriam ser usadas para formar acordes.
Seguindo assim um exemplo no data show de notação musical para harmonia de baixo cifrado.
Para finalizar a aula falaremos sobre música religiosa. Os compositores barrocos continuaram a escrever música religiosa, usando seus novos conhecimentos de harmonia para criar peças grandes e arrojadas, como A paixão segundo São Mateus, de Bach, e O messias, de Handel, ambas executadas por grandes orquestras e coros, pois foram criadas para encher o público de respeito e admiração. Assim seguiremos com as obras.
A paixão segundo São Mateus/de Bach link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KNJZzXalO8Q.
E O messias/de Handel link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=K0ZfXs_3EcE.
Aula II: iniciaremos a aula falando sobre a orquestra. Antes da era barroca, a música geralmente era vocal ou tocada com os instrumentos que estivessem disponíveis. Com o tempo, surgiu uma ideia nova: a de que certas peças de música deveriam ser tocadas por determinados instrumentos, agrupados de forma particular. Isso deu origem as primeiras orquestras. As orquestras barrocas eram compostas por cravos, violinos, violoncelos, fagotes, oboés, trombetas e tambores.
O educador mostrara apresentara cada instrumento
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