O RESUMO HISTOLOGIA
Por: Eliene Mourar • 3/12/2021 • Relatório de pesquisa • 746 Palavras (3 Páginas) • 89 Visualizações
Micro biologia geral- Controle de micro-organismos:
Você necessita utilizar um método físico para tratamento de uma solução contida num frasco de erlenmeyer (500ml), de vidro, fechado com tampão de algodão e gaze onde encontramos células vegetativas de fungos e endósporos bacterianos. Se testássemos o calor úmido (autoclave), a radiação ultravioleta ( não ionizante) e a filtração (membrana filtante-0,22 ), quais desses tratamentos conseguiria promover uma redução da quantidade de micro-organismos ou mesmo, a esterilização dessa solução? Responda, analisando separadamente cada método, descrevendo as características do agente físico, o modo de ação e sua eficiência antimicrobiana.[pic 1]
Antes de avaliar qual o melhor método de desinfecção entre os descritos. Vamos avaliar os micro-organismos em questão:
Os Endósporos bacterianos são estruturas formadas por esses seres quando os mesmo estão em condições inadequadas, como por exemplo, escassez de nutrientes ou água para o seu desenvolvimento. A formação desses Endósporos dá-se pela duplicação do DNA bacteriano, entrono desse novo DNA é formado uma nova membrana celular e entorno da mesma é formado uma parece espeça (Endósporos) para a proteção do material genético. Após esse processo o Endósporo é liberado no ambiente e permanece vagando até encontrar condições adequadas para o seu desenvolvimento. Essas estruturas são resistentes ao calor intenso, falta de água e substâncias tóxicas do ambiente ao qual estão inseridos. Entre tanto radiação gama ou alta temperatura aliada à alta pressão são capazes de destrui-las.
[pic 2]
FIGURA 1: Diagrama do ciclo de vida de um endósporo bacteriano. (FONTE: http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5840685/LOT2053/END0SP0R0BACTERIA2.pdf).
Ou seja, em condições favoráveis os micro-organismos se tornam metabolicamente ativos e germinam, tornando- se células vegetativas (crescem e multiplicam- se). O esporo é estrutura de resistência das bactérias, sendo formado geralmente quando as condições são adversas às células vegetativas.
Agora analisando as técnicas de esterilização apresentadas temos a Autoclave, método usado para esterilizar itens que podem suportar altas temperaturas e pressões. Ela utiliza o calor úmido para matar os micro-organismos. Todos os micro-organismos apresentam uma temperatura máxima de crescimento, acima da qual o crescimento se trona impossível, geralmente porque uma ou mais estruturas celulares chaves são destruídas ou uma proteína-chave é desnaturada. A autoclave é um dispositivo de aquecimento selado que usa vapor sob pressão para matar os microrganismos. Quanto maior a pressão na autoclave, maior a temperatura. A autoclave utiliza vapor a uma pressão de 15 psi para alcançar 121°C, temperatura a qual morrem os endósporos termo resistentes após 15-20 min.
Com relação à radiação UV não ionizantes, temos que seu comprimento de onda se encontra entre 220 e 300 nm, é absorvida pelo DNA e pode causar mutações ou outros sérios efeitos a ele, podendo levar à morte do organismo exposto. A radiação UV é útil na desinfecção de superfícies e ar, no entanto, tem baixo poder de penetração.
E por fim, a esterilização por filtração, consiste no processo de passagem de um líquido ou gás através de um filtro contendo poros com um diâmetro médio de 0,2 µm que impedem a passagem de quaisquer células que possam estar presentes. Um vácuo é criado (muitas vezes utiliza-se um bomba ou compressor para aumentar a velocidade do processo) no frasco coletor, e a pressão do ar força a passagem do líquido pelo filtro. Gases ou líquidos sensíveis ao calor devem ser esterilizados por filtração.
...