O Resumo Religião Na Urbs
Por: jula12 • 28/6/2019 • Abstract • 337 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Resumo:
O texto “A Religião na Urbs”, de Claudia Beltrão da Rosa, mostra diversas teorias sobre como a religião era vista na Roma Antiga, pois esse assunto sempre foi uma incógnita para os historiadores, visto que existe pouca documentação válida de onde se pode tirar informações extremamente precisas, mas, ainda assim, é possível compreender um pouco como os romanos atuavam no âmbito religioso. Além disso, mostra como os homens viam os deuses, a relação dos romanos pagãos com os outros tipos de religião e como a religiosidade afetava a vida política.
Acredita-se que os romanos eram extremamente ligados aos seus rituais, conectando-se fortemente com os deuses. Seus ritos vão de sacrifícios a jogos e construção de teatros, para que os deuses se sintam presenteados e que se divirtam, além de festas e caminhadas; outra maneira que os romanos tinham de se “conectar” com os deuses eram os prodígios, que interpretavam o que os deuses diziam e passavam para o povo.
A religiosidade em Roma era extremamente ligada à política, sendo assim, ocorriam rituais nos momentos de decisão política e nos momentos de guerra e quando entravam em paz. Alguns historiadores acreditam que a religião também pode ser um meio de manipular as massas, porém isto não chega a ser comprovado, até porque aqueles que estavam no poder prestavam um juramento para que não mintam para o povo.
Os romanos pagãos conviviam livremente com outros tipos de religião, o que fazia com que fossem considerados tolerantes. Porém, essa tolerância tinha um limite: quando alguma religião ameaçasse alguma estrutura política, aqueles que a pregavam eram perseguidos, como foi o caso dos cultos de Baco, cristãos e os seguidores de Mitra.
Comentário:
O texto mostra diversas formas de interpretação dos documentos em relação a religiosidade romana, o que o torna bastante didático e fácil de compreender. Apesar de breve, o texto passa as informações com bastante detalhes, o que o torna ainda mais interessante.
...