O ateísmo ligado aos movimentos sociais do brasil no inicio do seculo XX
Por: Cristian Abad • 6/5/2021 • Dissertação • 8.298 Palavras (34 Páginas) • 180 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO.
CRISTIAN DA CRUZ ABAD
ATEÍSMO NO BRASIL:
Ligação dos movimentos Socialistas com o Ateísmo no inicio do século XX.
GUARUJÁ
2014
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO.
CRISTIAN DA CRUZ ABAD
ATEÍSMO NO BRASIL:
Ligação dos movimentos Socialistas com o Ateísmo no inicio do século XX.
[pic 1]
GUARUJÁ
2014
TERMO DE APROVAÇÃO
CRISTIAN DA CRUZ ABAD
ATEÍSMO NO BRASIL:
Ligação dos movimentos Socialistas com o Ateísmo no inicio do século XX.
[pic 2]
GUARUJÁ
2014
AGRADECIMENTOS
Aos Professores que colaboraram para que este trabalho se realizasse me indicando caminhos, a Yasmim Venceslau que me apoiou e a todos que torceram para que eu não concluísse, sem vocês eu não teria forças para continuar.
Não preferiria Mil Vezes, somo o herói de Homero, levar a vida um pobre lavrador e sofrer tudo no mundo a voltar às primeiras ilusões e viver a vida que antes vivia?
Sócrates
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo principal analisar o envolvimento do ateísmo com as ideologias anarquistas e comunistas no inicio do século XX, explicar as principais nomenclaturas políticas relacionadas à religiosidade e verificar as diferenciações de tratamento as pessoas que se enquadram no ateísmo, no inicio do século XX e nos dias atuais. Como objetivo secundário, verificar possíveis conceitos negativos e mal estruturados para verificar se a base é ou não relevante. Tentarei chegar a tal objetivo utilizando como base Oreste Ristori e Luigi Damiani, dois grandes anarquistas do inicio do século XX. Verificarei se a Laicidade do Brasil realmente esta sendo aplicada.
Palavras-chave: Ateísmo, Anarquismo, Comunismo, Religiosidade, Laicidade.
ABSTRACT
This study had as main objective analyze the implicationt of atheism with anarchist ideologies and communists in the start of the 20th century, explaining the main political nomenclatures related to religiosity and verify the differentiation of treatment the people who fall in atheism, in the early twentieth century and in the currency days. As a secondary objective, evaluating possible negative concepts and poorly structured to verify that the base is or no notable.I will try to reach this goal using as base Oreste Ristori and Luigi Damiani, two large anarchist early twentieth century. I will verify if the Laity of Brazil really is being applied.
Keywords: Atheism, Anarchism, Communism, Religiosity, Secularism
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico demonstrando as mudanças de ideologia desde 1872...............................28 |
Gráfico sobre os últimos 30 anos no Brasil..............................................................29 |
SUMARIO
RESUMO 5
ABSTRACT 6
INTRODUÇÃO 9
1 DEFINIÇÕES 10
1.1 Duas definições de Ateísmo 10
1.2 Comunismo de Marx 13
1.3 Anarquismo de Bakunin 15
2 ANARCO-COMUNISMO NO BRASIL 17
2.1 Oreste Ristori 17
2.2 Luigi "Gigi" Damiani 19
2.3 Lei Adolfo Gordo 22
2.4 Ateísmo de Estado, Estado Secular e Anticlericalismo. 24
3 CONVIVENCIA ENTRE RELIGIÃO E NÃO RELIGIÃO 27
3.1 Ligações ideológicas e preconceitos. 28
3.2 Positivismo 29
3.3 Ateofobia 33
3.4 Portaria nº 92/2013-SDH/PR 35
Considerações Finais 36
Referências: 37
INTRODUÇÃO
Esta monografia tem a intenção de tratar do ateísmo no Brasil e sua ligação com movimentos sociais, iniciarei a pesquisa tratando de explicar o que é o ateísmo, sua visão antiga e a atual, o comunismo segundo Marx e o Anarquismo de Bakunin.
Após a explicação inicial, darei ênfase no inicio do século XX, através de alguns nomes como Oreste Ristori e Luigi Damiani, pensadores anarquistas que passam por alguns países da América e chegam ao Brasil, trazendo em sua bagagem suas idéias sociais, anticlericais e ateístas, as conseqüências de suas idéias. Explicarei algumas formas de governos existentes e suas relações com as religiões.
Em seguida, tratarei da disseminação do ateísmo e de sua fixação em várias classes sociais, falarei sobre o positivismo de Comte e dos conceitos e preconceitos que recaem sobre os Ateus nos dias atuais.
1 DEFINIÇÕES
Para melhor compreensão do tema abordado, tratarei de explicar as definições de Ateísmo, Comunismo e Anarquismo, tentarei ser breve e ao mesmo tempo completo.
1.1 Duas definições de Ateísmo
A definição que vamos tomar durante esse projeto, considerada atual para o termo, é a de não acreditar na existência de qualquer divindade.
Para explicar o termo com a conotação que usarei, George H. Smith diz:
“Teísmo” é definido como a “crença em um deus ou deuses”. O termo “teísmo” às vezes é usado para designar a crença em um tipo particular deus — o deus pessoal do monoteísmo —, mas, como utilizado neste livro, “teísmo” significa a crença em qualquer deus ou número de deuses. O prefixo “a” significa “ausência”, então o termo “a-teísmo” literalmente significa “sem teísmo”, ou sem crença em um deus ou deuses. O ateísmo, portanto, é a ausência de crença teística. Quem não acredita na existência de um deus ou de um ser sobrenatural pode ser apropriadamente denominado um ateu.
...