O cuidado com a saúde do recém-nascido
Tese: O cuidado com a saúde do recém-nascido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diienysilva • 11/10/2013 • Tese • 831 Palavras (4 Páginas) • 549 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O cuidado com a saúde do recém-nascido (RN) tem importância fundamental para a re¬dução da mortalidade infantil, ainda elevada no Brasil, assim como a promoção de melhor qualidade de vida e a diminuição das desigualdades em saúde.
No período neonatal, momento de grande vulnerabilidade na vida, concentram-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, havendo necessidade de cuidados es¬peciais, com atuação oportuna, integral e qualificada de proteção social e de saúde, direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dirigidas à gestante e ao RN têm grande importância, pois influenciam a condição de saúde dos indivíduos, desde o período neonatal até a vida adulta. Cada vez mais, vem sendo salientada a relação determinante entre a vida intrauterina, as condições de saúde no nascimento e no período neonatal e os problemas crônico-degenerativos na vida adulta, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, saúde mental, entre outros.
A análise das condições de nascimento e de morte das crianças é necessária para orientar as ações dos serviços de saúde e alcançar patamares desejáveis de saúde para a população brasileira.
2 OBJETIVO
Tem como objetivo cumprir as exigências estabelecidas pela legislação sanitária vigente, servindo este documento como modelo básico para orientação dos profissionais (Auxiliares de enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros).
Padronizar a admissão do Recém-nascido na maternidade.
Garantir assistência ao RN com eficiência e agilidade.
3 RESPONSAVEL
A enfermeira é responsável por promover a adaptação do RN ao meio externo (manutenção do equilíbrio térmico adequado, quantidade de umidade, luz, som e estimulo cutâneo), observar o quadro clínico (monitorizarão de sinais vitais e emprego de procedimentos de assistência especial), fornecer alimentação adequada para suprir as necessidades metabólicas dos sistemas orgânicos em desenvolvimento (se possível, aleitamento materno), realizar controle de infecção, estimular o RN, educar os pais, estimular visitas familiares, elaborar e manter um plano educacional, organizar, administrar e coordenar a assistência de enfermagem ao RN e a mãe, desenvolver atividades multidisciplinares, orientar o ensino e supervisionar os cuidados de enfermagem prestados, entre outras atividades (VIEGAS, 2009; FONTES 2010).
É responsabilidade dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem o incentivo e auxilio as nutrizes a prática do aleitamento materno.
O Enfermeiro Responsável Técnico deverá participar na implantação e implementação do Aleitamento Materno como Procedimento Operacional Padrão, devendo capacitar a equipe proporcionando o cumprimento do procedimento descrito.
4 PROCEDIMENTO
• Receber RN na sala de parto, colocar sob calor radiante, auxiliar o pediatra nos primeiros cuidados ao RN conforme protocolo da unidade.
• Encaminhar o RN à sala de admissão do RN;
• Colocar o RN na incubadora aquecida;
• Observar a coloração da pele, frequência respiratória e presença de secreção oral; Comunicar ao pediatra qualquer alteração.
• Conferir a presença da pulseira de identificação;
• Instilar uma gota de nitrato de prata 1% em cada um dos olhos do RN no fundo do saco palpebral inferior conforme protocolo da unidade.
• Administrar vitamina K conforme protocolo da unidade.
• Após aquecimento do RN na incubadora, realizar o banho de aspersão do mesmo conforme protocolo.
• Realizar o curativo do coto umbilical
...