O papel do professor de História
Por: Izabel Grace • 29/8/2017 • Artigo • 598 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA
RESUMO
O artigo aborda o papel do professor de história como mediador entre o instrumento transformador que é o ensino de história e o aluno , tendo como objetivo levar os alunos a consciência de cidadania e uma nova percepção da sociedade indo em direção à construção de uma sociedade democrática.
Introdução
Observando a sociedade brasileira atual, pode-se notar o quanto é desinteressante o ensino da história para o povo. Afinal ,não tem benefício para os poderosos, visto que, a alienação estaciona a luta pelos direitos e ofusca o nosso dever como cidadãos.
O papel do professor é de transformar a sociedade através do ensino da história, porque somente através da criticidade e a ação ativa na sociedade é possível ter promover.
I. PROFESSOR COMO MEDIADOR
As pessoas costumam ver a história como uma disciplina muito complexa e chata. Essas pessoas provavelmente já tiveram que passar horas e horas tentando memorizar todos os presidentes do brasil e datas de seus mandatos.
Esse ensino da história de decoreba e repetição são chatos mesmo e o professor de história precisa tirar essa imagem ruim que ficou do ensino da história ,que foi passada com essa pedagogia tradicional.
O professor deve organizar outras maneiras de ensinar, procurar os melhores materiais didáticos e aula dinâmica que leve a reflexão do aluno sobre a sua sociedade ,seu presente e de que forma ele está inserido nela. Até porque, a informação está na mão do aluno e literalmente ,qualquer celular que tem acesso a internet nos dá alguma informação, mas aí temos o papel do professor que é de ensinar a usar a informação. O professor estimula o aluno na construção do seu sabe, isso implica em ensinar a solucionar, relacionar ,interpretar e por fim, trabalhar numa percepção dos alunos como cidadãos com direitos e deveres.
II.O ENSINO DA HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR
O ensino da história é um instrumento de luta e transformação social porque através dele o aluno desperta para uma consciência crítica que supera o senso comum e traz essa atitude mais pesquisadora e autônoma do conhecimento. O uso bem elaborado desse instrumento pode tirar as escamas dos olhos e trazer um novo modo de enxergar o mundo sobre uma perspectiva mais centrada na crença de uma possível mudança no hoje para a melhora do amanhã.
III. CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.
O professor é o mediador e o ensino da história é um instrumento transformação e temos a construção de uma sociedade democrática como resultado da mediação.
Uma sociedade democrática não vai brotar da terra , por isso é fundamental o ensino da história porque sem conhecimento é impossível qualquer tentativa de progresso. É através da mediação que o aluno poderá ter condição de se proteger contra a opressão e a exploração que existe nessa sociedade, tirar a característica omissa da sua realidade e acabar com a alienação quanto o seu dever como
...