ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO / ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO
Por: Geisa Dos Santos • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 943 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Departamento de Estudos Aplicados a Educação
Didática / Estágio
Profª. Aura Helena
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO / ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO
TEXTO 1
RAMOS, Aura Helena – Culturas, Diferença e Multiculturalismo
1 Globalização e culturas: espaços de fronteira
Reflita sobre o trecho abaixo e explicite por escrito sua compreensão sobre o conceito de hibridismo cultural destacando por que tal conceito não deve ser entendido simplesmente como uma soma ou mistura de diferentes culturas.
A cultura, entendida como processo híbrido, traz a marca do mesmo (visto como o modelo) e do outro (entendido como inferior), mas não é um ou outro unicamente nem a soma dos dois. O híbrido, como afirma Inês Dussel (2002), é ambas as coisas, e é uma terceira também – o novo. (pg.3)
Resposta: Hibridismo cultural é um conceito para um entendimento sobre a interação e troca de diferentes culturas que gera novas percepções,essa produção cultural nos ajuda a compreender a cultura de cada indivíduo, produzindo uma nova visão sem perder a essência raiz de cada indivíduo, compreendendo como uma adaptação entre culturas. Isso quer dizer , que não é uma simples mistura de diferentes culturas ou a soma delas , mas sim uma adaptação que permite ser tudo ao mesmo tempo, sem deixar o antigo e adquirindo o novo com a percepção do outro, não como uma mistura mas “na verdade, eram apenas, e como todos nós, o híbrido- a um só tempo o mesmo, o outro e o novo”.
2 Construção da diferença e poder
Faça considerações por escrito sobre o trecho a seguir:
...a diferença, seja qual for, não é algo natural. A diferença é uma construção histórica e social que cria e sustenta relações de poder assimétricas. (Pg.5)
Resposta: Pois percebe uma construção de um modelo imposto ao passar do tempo, como cultura superior e o tudo que não se seja esta cultura é julgada como diferente, inferior. ou seja , a diferença não é algo natural pq ela foi criada a partir de pressupostos de colonizadores que achavam sua cultura superior aos colonizados, essa relação de poder forjar uma diferença, não ocorreu um processo natural para a diferenciação , é sempre a relação do mais forte com o que se considera mais fraco a partir de uma ideologia/crença.
Releia as páginas 4 e 5 nas quais está presente o modo como homens e mulheres são representados na nossa sociedade, construindo-se a ideia de uma superioridade masculina / subalternidade feminina. Pense sobre isto e procure um outro exemplo de diferença, apontando como a ideia de superioridade/subalternidade se encontra justificada.
Resposta: A educação de casa reforça a visão de que é da mulher o papel de “cuidadora”. Assim são os presentes que recebe: casinha, panelas, bonecas, enquanto os meninos ganham bolas, carrinho, jogos de tabuleiro, laboratório de ciências, avião, peças de montar. Em suma,percebe-se aí que culturalmente para a “mulher são atribuídas características ligadas à natureza e, ao homem, qualidades relacionadas à produção de bens materiais e culturais”. Qualificando os atributos naturais como menos importantes do que a produção de saberes e cultura, formando uma idéia da superioridade masculina e justificando a subalternidade feminina.
Multiculturalismo(s)
Detenha-se na compreensão da distinção entre multicultural e multiculturalismo segundo Stuart Hall, apresentada na página (p.6).
Resposta: O autor diz que multicultural tem um sentido qualificativo ao ser usado para designar, para qualificar
...