Os Escravos na mesopotâmica
Por: liviacrispim • 6/7/2017 • Seminário • 404 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
ESCRAVOS
Na mesopotâmia existia o que se chamava de principio de talião, é importante falar que não existe muitas informações sobre talião, mas ele era um rei, justo e muito honesto, que criou “o olho por olho e dente por dente.” Que foi usado por hamurábi em alguns artigos de leis.
Devemos saber que existiam formas de hieraquia, divisões sociais nessa época, existiam 3 principais: AVILUM( HOMENS LIVRES) MUSKENUM(LIBERTOS) E WARDUM( ESCRAVOS)
O que eles chamavam de olho por olho, dente por dente, significaria castigo da mesma maneira que ocorreu.
Talião significa; idêntico, o castigo deveria ser igual, porém, esse olho por olho e dentre por dentre, não seria usado pelos escravos, pois eles não passariam de objetos nessa sociedade.
- Em um artigo do código de hamurabi, explica que se um construtor construir uma casa e essa casa despencar e matar o proprietário, o construtor será morto
- Se um construtor construir uma casa e essa casa despencar e matar o filho do proprietário, o filho do construtor será morto
- mas se um construtor construir uma casa e essa casa despencar e matar um escravo, o construtor deverá pagar outro escravo ao proprietário
Então percebemos que quando falando de um homem livre, uma pessoa com direitos (políticos e com privilégios) a vida dela tem valor como qualquer outra, mas quando falamos de um escravo não é bem assim , você vai encontrar leis que só tratam o escravo como objeto
Outro exemplo de um artigo, que trata disso é :
- Se um médico fizer uma cirurgia e amputar a mão de um homem livre, o médico téra suas mãos amputadas
- Mas se um médico fizer uma cirurgia e deixar o escravo cedo, ou mutilado, terá que pagar metade do preço dele ao proprietario
- Se um escravo diz, que ao seu senhor: “ Tu não és meu senhor”, o senhor senhor convencerá seu escravo e lhe cortará a orelha.
Então percebemos que as pessoas na mesopotâmia não tem necessariamente o mesmo valor, a gente tem que sempre ter em mente a quem foi cometido o crime e quem é que está sofrendo, mas o escravo não se encaixa nisso. Ser escravo é ser objeto, se eu matar um escravo, quem vai ser prejudicado? O escravo? Não o proprietário. Então o estado tem que da de presente pra garantir que o dono do escravo seja imunizado.
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