TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lusíadas

Ensaios: Os Lusíadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O objetivo deste grupo é aprofundar mais a respeito do classicismo , inteirar-se mais a respeito de camões e viajar nas aventuras e fantasias que o livro Os Lusíadas nos oferece , já que este é uma das maiores epopeias do mundo. Esperamos que seja um trabalho gostoso e divertido , proporcionando assim a união e a amizade entre os integrantes do grupo.

“A leitura é extremamente necessária para a formação do caráter e a moralidade de um homem...‘’

(Lucas Piva , Ígor Miguel e Leonardo Maciel)

03

Influência do classicismo em outros períodos e até hoje

As influências do classicismo são: as obras literárias de Luís Vaz de Camões que foram usadas em vários lugares como livro, música, filme e exames do Estado. Várias de suas obras tem platonismo que é o amor impossível de ser alcançado, como o de um servo que ama uma princesa. O classicismo liberou nas pessoas a expressão dos sentimentos controlada pela razão. A forma correta de escrever passa a ser motivo de atenção para as pessoas até hoje.

Já em 1750 e 1830 surge o neoclassicismo que trás de volta o gosto e prazer pelo estilo clássico e correto de escrever que está vivo até hoje. A organização dos espaços é geométrica que predominam em construções, as formas são mais simples com detalhes romanos ou gregos com paredes e colunas lisas e com um toque de textura. Os edifícios principais que mais representam a essas características são: O Arco do Triunfo (Paris, França) e Petit Trianon (Versalhes) são grandes exemplos de construções grandiosas e monumentais.

As visões do mundo classicista eram antropocêntricas como é ainda hoje.

04

Contexto histórico, social e cultural

No século XVI, o Feudalismo começa a surgir gerando a conquista de terras e descobrimentos de novas terras. Os reis que deram um impulso as grandes navegações portuguesas a fim de procurar novas terras foi D.João II e D.Manuel. Como por exemplo, o descobrimento do Brasil em 1500.

Por causa de suas grandes navegações Portugal passa por bruscas reformas tanto econômica como política. Os conflitos comuns neste período eram as brigas entre classes sociais e seus direitos e o teocentrismo e antropocentrismo. Apesar dessas brigas D.João incentivava a cultura e a ciência, mas a igreja apoiada pela coroa o santo ofício passa a censurar as obras literárias e a perseguir os hereges por causa de suas verdades indiscutíveis (dogmas) e não ao verdadeiro fim religioso. Em 1555 o Colégio das artes foi transformado em centro de formação teológica.

05

5Biografia de Luís Vaz de Camões/Particularidades

Luís Vaz de Camões nasceu em 1524 (data não confirmada) e morreu em 1580, foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. Escreveu poesias líricas, uma poesia épica, três peças teatrais e algumas cartas. Veio de uma família decadente e frequentou algum tempo a Universidade de Coimbra, e ainda serviu como militar na África, onde perdeu seu olho direito. Após ter agredido um oficial do rei, Luís é preso e logo depois exilado por 17 anos, retorna em 1570 para Portugal com Os Lusíadas pronto. É o maior representante do Classicismo português e é considerado um ícone de Portugal.Ha relatos de que camões durante o naufrágio com sua namorada asiática , fez uma decisão inesperada , escolheu salvar o livro (Os Lusíadas) em vez de salvar sua namorada.

06

Caracterização do movimento literário (classicismo)

Classicismo, é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos , proporcionando mais conhecimento para todos.

As grandes navegações alargaram a visão de mundo do povo europeu , que entrou em contato com culturas diferentes.Aumentou o comércio e a classe burguesa foi privilegiada.A visão era antropocêntrica (homem o centro do universo), o pensamento já não era mais fatalista , onde as pessoas tinham temor a Deus.

O termo clássico em arte significa , busca pela perfeição estética.O grande trabalho e a perfeição das obras classicistas ,ocasionou o que Nietzsche chamava de sentido apolíneo: que é a busca da perfeição e a pureza da forma.

O escritor que mais se destacou neste período , foi Luís Vaz de Camões , ele foi poeta e dramaturgo , porem se destacou mais na poesia camoniana , que o torna reconhecido e grandioso em todas as línguas do mundo.

Épica( Lusíadas)

Lírica ( expressa os sentimentos , temos a tradicional e a clássica)

07

Caracterização dos personagens (Canto I)

Vasco da gama: Principal personagem da história , chefiava a nau chamada São Gabriel e chefiava a esquadra.

Paulo da Gama: Comandava a nau São Rafael , irmão de Vasco da Gama.

Nicolau Coelho: Chefiava a nau Bérrio.

Gonçalo Nunes: Comandava a nau São Miguel, que se encarregava dos mantimentos.

Mercúrio: Deus dos mares , organizou um concílio dos deuses , objetivo do concílio era discutir sobre o futuro do oriente , que poderia ser interferido pelos lusitanos , que rumavam até as Índias.

Júpiter: Deus supremo , governante do olimpo , hierarquia máxima entre os deuses, o pai sublime.Esta do lado dos lusitanos, pois reconhece as dificuldades enfrentadas , coragem e a braveza dos portugueses.

Baco: Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com