TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Miseráveis do Ouro

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil Colonial no século XVIII

Os miseráveis do ouro

Somando-se aos aventureiros do ouro e aos desclassificados que Portugal despejava nas minas, toda uma camada de gente decaída e triturada pela engrenagem econômica da colônia ficava aparentemente sem razão de ser, vagando pelos arraiais, pedindo esmola e comida, brigando pelas estradas, amanhecendo morta embaixo das pontes ou no fundo dos córregos mineiros. Muitos morriam de fome ou de doença, mestiços desgraçados que, não bastasse a desclassificação social e econômica, traziam estigmatizada na pele a desclassificação racial.

( Laura de Mello e Souza. Desclassificados do ouro : a pobreza mineira no

século XVIII. Rio de Janeiro).

Questão: Analisando o texto, com a ajuda da aula expositiva, comente a atração do ouro na região das minas, no século XVIII, beneficiando certas camadas sociais e prejudicando a outros grupos.

Durante a primeira década do século XVIII, um grande número de pessoas migrou para a região das minas, brancos europeus, colonos, africanos escravizados e indígenas. Os negros principalmente eram sobrecarregados por trabalhos muito mais exaustivos do que as lavouras, sendo sujeitos a horas em garimpos, trabalhando altas horas em baixas temperaturas ou em cavernas e ravinas com pouco O² e baixa umidade, os únicos beneficiados eram os brancos livres, senhores, e a própria Corte Portuguesa. Os escravos eram fortemente vigiados para que fosse garantido que as riquezas ali encontradas não fossem contrabandeadas ou tomadas pelo escravo que as encontrava.

trecho do livro: A riqueza imagística e formal de sua lírica fez de Victor Hugo o maior poeta francês, e um dos seus mais importantes prosadores.Hugo produziu várias obras-primas, em verso e prosa. Seu monumental romance épico Os Miseráveis (2 volumes), publicado ainda quando estava no exílio, em 1862, foi um dos maiores acontecimentos literários da época, e continua a encantar leitores de todo o mundo.Romance social marcado por uma vasta análise de costumes da França do século XIX, Os Miseráveis revela uma grande complexidade tanto sob o ponto de vista da escrita como da própria trama ficcional, misturando realismo e romantismo.A obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean — o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão, até a sua morte iluminada pelo sofrimento.Os Miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com