Ovos Fabergé
Seminário: Ovos Fabergé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: savioe • 28/10/2013 • Seminário • 357 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Os ovos Farbergé são uma linha de representação da nobreza e das elites análogas, como bem elucida o Prof. Doutor Plinio Correa de Oliveira em seu livro de similar título.
Trata-se de ovos feitos de jóias, rubis, ouro e afins.
E não tinham propósito nenhum. Só beleza. Ihuuu, isso que importa. Tem dinheiro, bora gastar não é minha gente? rsrs
Os czares russos sambavam na cara das inimiga com os ovos Fabergé.
Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira. Fabergé e seus ourives desenharam e construíram o primeiro ovo em 1885. Ele foi encomendado pelo czar Alexandre III como um presente de Páscoa para sua esposa Maria Feodorovna.1 Exteriormente ele parecia um simples ovo de ouro esmaltado, mas ao abri-lo, revelava-se uma gema de ouro, que dentro de si possuía uma galinha, que por sua vez continha um pingente de rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial. Tais características lembram os bonecos matrioska.
A imperatriz Maria ficou tão impressionada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergué como o "fornecedor da corte" e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. Seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna.
Cinqüenta ovos imperiais foram produzidos para os czares Alexandre III e Nicolau II,2 ademais, outras dessas jóias também foram encomendadas por membros da nobreza.
Assim que um tema era escolhido, uma equipe de artesãos - dentre os quais Michael Perkhin, Henrik Wigström e Erik August Kollin - começava a trabalhar no projeto. Dezenas de clientes particulares apareceram com fama despertada pelos ovos imperiais.
Materiais
ERAM A COISA MAIS DO BEAUTIFUL DO MUNDO, SÓ ISSO QUE VOCÊS PRECISAM SABER, BEIJOCAS E ATÉ A PRÓXIMA
...