PCC FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: Emanuelle Gomes • 19/6/2021 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
Proposta de prática curricular – 2021
Curso:
Licenciatura em História
Disciplina:
Filosofia da Educação
Aluna: Emanuelle Oliveira Gomes
Matricula: 202104051831
Professor: Antônio Bonanomi Neto
Junho de 2021
ENTREVISTA
PROFESSORA: Cláudia Oliveira Gomes
ESCOLA: Nova Escola - Sorocaba/SP
SÉRIE: 6º ano
- Qual o papel do docente na formação do sujeito?
Antes de o sujeito chegar até o docente, ele viveu as mais diversas experiências e recebeu a influência de muitos saberes. Resta ao docente, ao passar a fazer parte da vida desse ser, levá-lo a reconhecer-se como o sujeito da sua história, usando tudo que viveu até aquele momento, para tornar-se, compor-se, ser!
- Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?
O docente não pode esquecer que aquele sujeito tem uma história e que essa explica cada ação/reação desse ser. Que os conflitos, na, maioria das vezes, nada tem a ver com aquela ação, mas com toda uma carga de outras vivências.
E o mais importante: o docente é o adulto inserido naquela ação. Precisa comportar-se como tal.
- Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação?
Michael Foucault
Emilia Ferreiro
Hanna Arent
Philippe Perrenoud
Paulo Freire
- Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?
Da melhor forma possível, tentando sempre respeitar e se fazer respeitar. Entretanto, nem sempre isso é realmente possível, mas o diálogo permea todas as tentativas de resolver esses conflitos.
RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
É de conhecimento de todos que as práticas pedagógicas adotadas pelos professores estão diretamente ligados ao papel da educação na sociedade. Portanto, analisar as relações professor/aluno que são estabelecidas bem como os procedimentos de ensino é uma forma de refletir sobre que tipo de cidadãos que sonhamos desenvolver.
Este trabalho tem como objetivo conversar com um docente e refletir sobre a influência dos pensadores no desenvolvimento pedagógico de seus alunos.
DESENVOLVIMENTO
Observando as respostas da professora Cláudia às perguntas da entrevista e acompanhando um pouco mais o dia a dia de aulas on line, pude perceber que ela segue um modelo mais construtivista de Paulo Freire. O estudante constrói seu próprio conhecimento através de vivencias e experiências por ela elaboradas. A visão de Freire o leva a substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura.
...