TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS

Artigos Científicos: PROJETOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

ETAPA 2 - Ética Profissional

Passo 1

A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento".

É utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas.

Ética corporativa é a maneira de "ser" de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio. A ética organizacional pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.

Diferenciar “ética” de “moral”

A Ética é a parte da filosofia que tratados costumes, deveres e modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes, já a moral é um conjunto de preceitos e regras para dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural. Se for analisar, a moral não é algo individual, ela vem da cultura de uma sociedade. A moral estabelece limites, ela determina o que é correto ou não para aquela sociedade.

Código de Ética do Administrador

O Código de Ética Profissional do Administrador é um conjunto de regras, preceitos e valores que norteiam a conduta dos profissionais formados em administração. Busca um padrão de comportamento baseado na virtude, honestidade, boa conduta e confiança em prol da auto-edificação, do bom relacionamento social e do desenvolvimento da sociedade.

Em seus artigos o (CEPA) prega que o administrador deve exercer a profissão, sempre comprometido com o seu desenvolvimento e de seus clientes, sejam eles internos ou externos, defendendo os direitos, bens e interesses dos mesmos.

Bem como, exercer a profissão com honestidade, comunicando o cliente sobre as circunstancias de interesse para seus negócios, orientando e sugerindo as melhores soluções e apontando alternativas. Cumprindo fielmente e integralmente as obrigações e compromissos assumidos com qualidade e eficácia.

Pontos Essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética

A cultura corporativa pode ser fator de sucesso ou causa de fracasso de uma empresa, pois o homem é um ser cultural, composto de valores, características pessoais e conhecimentos. Para utilizar a cultura a seu favor, a organização deve adotar um modelo de gestão baseado nos princípios éticos, e ter como pontos essenciais:

Uma filosofia com valores fundamentais que orientem o comportamento de todos os colaboradores, tornando palpável os traços fundamentais da cultura corporativa.

Definição de diretrizes éticas, explicitando os padrões de comportamento esperados, de acordo com os valores da cultura corporativa.

Criar instrumentos institucionais para a gestão da ética: Viabilizar o comportamento ético depende fortemente da instituição de meios adequados, sem os espaços à reflexão e ao exercício participativo da decisão, a gestão torna-se centralizada.

Desenvolver continuamente a consciência tica por meio da educação, com exercícios permanentes de percepção e competência criativas por intermédio de técnicas e metodologias dinâmicas de aprendizagem que reforcem os valores da ética no trabalho, contribuindo para a consolidação de uma cultura corporativa aberta.

MARKETING

Etapa Nº 1 AULA-TEMA: Definição de Marketing para o Século XXI

Passo 1

Para a organização se manter forte nos dias de hoje é necessário que ela tenha um foco no conhecer e satisfazer as necessidades, que estão sempre mudando de tempos em tempos, oferecendo sempre rapidez, cordialidade, conhecimentos, soluções de problemas para o consumidor assim tornando-se mais competitiva, pois ainda existem organizações nos dias atuais que focam somente na venda do produto e não na satisfação da necessidade do cliente e ainda há aquelas que vendem preço ao invés de qualidade, mas preço baixo somente não e é o suficiente para formar uma empresa viável no mercado e é necessário definir melhor o que seria qualidade e o que significa boa qualidade para o consumidor, porém apenas isso não é o suficiente, pois segundo Kotler “o consumidor é mais do que um simples comprador” possuindo preocupações com o coletivo, com uma sociedade melhore com o meio ambiente. As organizações que tem um foco global e local, e preocupações com o social e o ambiental possuem clientes mais fiéis, por consequência acaba ganhando mais dinheiro e ajuda a melhorar o mundo.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »