Pacto Colonial
Pesquisas Acadêmicas: Pacto Colonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keileamaral • 9/12/2014 • 241 Palavras (1 Páginas) • 315 Visualizações
O Pacto Colonial
Os países da Europa que possuíam colônias na América, tinham o privilégio de exclusividade para importação de matérias primas mais lucrativas, bens de consumo para as suas colônias.
Limitava-se as atividades econômicas da elite colonial ,os colonos só podia vender suas produções para comerciantes legalizados pela metrópoles ,com as proibições de instalações de manufaturas nas colônias na américa impedia a elite colonial de investir em outro setor de produção que não fosse o agrário, a relação com colônia e metrópole era de desigualdade ,pois os produtos manufaturados e industrializados são muito caros, pois tem maior valor agregado maior que a matéria – prima.
As metrópoles proibiam o comercio das colônias com outros países, ou eram cobrados impostos muitos altos que impossibilitava o acesso. Esse sistema era usado para explorar a colônia, os únicos intuitos do português eram de vender os produtos por eles fabricados. Assim a metrópole acumula riqueza através da exploração da colônia.
O pacto colonial é o conjunto de regras que regem o relacionamento entre as metrópoles e suas colônias. Durante muito tempo o Brasil foi colônia de Portugal, e com o pacto colonial o Brasil ficou totalmente dependente de Portugal. E com isso também fortaleceu a relação entre a Inglaterra e suas colônias americanas.
O fim do pacto colonial foi por volta de 1808, quando a coroa portuguesa se transfere para o Brasil, e decide que os pais pode comercializar com outros países não somente com Portugal .
...