Parcerias X Colonato
Pesquisas Acadêmicas: Parcerias X Colonato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuduHard • 13/1/2015 • 248 Palavras (1 Páginas) • 749 Visualizações
Sistema de Parceria
O sistema de parceria tinha como característica a partilha do lucro entre o trabalhador e o dono da terra. Entretanto, o que na prática ocorria era uma troca desigual da força de trabalho, onde o trabalhador sempre devia ao senhor de terra, pois este fazia empréstimos na forma de passagens, alimentação e estadia, e o "valor" arrecadado pelo trabalhador nunca era suficiente para paga-lo, pois não havia lucro. Era praticamente escravidão camuflada.
Sistema de Colonato
Com a extinção do tráfico de escravos e a proximidade da abolição da escravatura, os fazendeiros de café, no começo da década de 1880, tiveram de utilizar o trabalho livre do imigrante e o sistema de colonato foi implantado. Os gastos com transporte e as demais despesas não constituíam dívida da família imigrante e o sistema de remuneração era misto, composto por uma parte dos ganhos com a venda do café e por um salário fixo anual. As famílias de colonos se comprometiam com os fazendeiros a cuidar da colheita de determinado número de pés de café. Além disso, eles ganhavam certa área onde podiam plantar e manter as suas criações. Quando não era época da colheita de café, eles ganhavam por dia para fazer outros serviços na fazenda. Nesse sistema de trabalho, o patrão cedia a casa para a família enquanto esta estivesse trabalhando em sua propriedade.
Parcerias x Colonato
Ambos os sistemas foram importantes para o desenvolvimento da economia da época, apesar de terem sidos fatores determinantes para a diferença social no país.
...