Participação Do Brasil Nas Olimpiadas De 2008
Ensaios: Participação Do Brasil Nas Olimpiadas De 2008. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosBimbo • 19/11/2014 • 1.751 Palavras (8 Páginas) • 404 Visualizações
O Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi um dos duzentos e quatro países que participaram em Pequim, na China. O país estreou nos Jogos em 1920 e esta foi sua 20ª participação. A missão brasileira chefiada por Marcus Vinícius Freire foi a maior da história do país em Jogos Olímpicos. Foram 469 integrantes, sendo 277 atletas (132 mulheres e 145 homens), em 31 modalidades (também um recorde). As modalidades que não conseguiram ser classificadas para os Jogos foram badminton, beisebol, ciclismo BMX, ciclismo pista, ginástica trampolim, hóquei sobre grama, luta greco-romana, pólo aquáticoe softbol3 .
(Curiosidade) Na Cerimônia de Abertura o Brasil foi o 39ª país a desfilar, uma vez que em chinês, "Brasil" se escreve 巴西. A bandeira do país foi carregada pelo iatista Robert Scheidt, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004.
Medalhas:
Nas Olimpíadas, o Brasil faz juz à letra de seu hino nacional: é um gigante deitado eternamente em berço esplêndido. Sua posição no medalheiro (ele ficou em 23º na posição geral) está bem abaixo de seu lugar no ranking de maiores países, de maiores populações e de maiores economias, situação semelhante à Índia, que está em 48º no quadro geral de medalhas, enquanto 7º em extensão territorial, é vice-campeão em população e 12º PIB do mundo.
As primeiras medalhas conquistadas pelo Brasil foram no judô. No terceiro dia de competições, as duas medalhas de bronze foram históricas, já que Ketleyn Quadros foi a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica em competições individuais femininas e Leandro Guilheiro foi o primeiro judoca a conquistar medalhas em duas Olimpíadas seguidas (em Atenas 2004 ele também trouxe o bronze). No dia seguinte, foi a vez de Tiago Camilo conquistar a terceira medalha para o judô, também de bronze. Essa foi a segunda medalha olímpica de Tiago (a outra foi uma prata em Sydney 2000).
A primeira medalha brasileira fora do tatame veio no sexto dia de competições. César Cielo conquistou o bronze nos 100m livre da natação. Essa foi a primeira medalha olímpica individual do país na natação desde Atlanta 1996, com Fernando Scherer . A segunda medalha conquistada por César Cielo foi o ouro olímpico nos 50m nado livre, sendo a primeira medalha de ouro da natação do Brasil. Outro feito histórico foi a medalha de bronze de Fernanda Oliveira e Isabel Swan, na classe 470, a primeira da vela feminina brasileira.
Em 22 de agosto de 2008, o Brasil conseguiu um feito inédito. Mesmo não tendo obtido a medalha de ouro no vôlei de praia, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos duas duplas masculinas do mesmo país subiram ao pódio. Márcio e Fábio Luiz conquistaram a prata, ao serem derrotados pela dupla dos Estados Unidos
Atleta Esporte Evento Medalha
Maurren Maggi
Atletismo
Salto em distância feminino
Ouro
César Cielo
Natação
50 m livre masculino
Ouro
Walewska Oliveira
Carolina Albuquerque
Marianne Steinbrecher
Paula Pequeno
Thaísa Menezes
Hélia Souza
Valeska Menezes
Fabiana Claudino
Welissa Gonzaga
Jaqueline Carvalho
Sheilla Castro
Fabiana de Oliveira
Voleibol
Feminino
Ouro
Andréia Rosa
Bárbara Barbosa
Simone Jatobá
Érika Santos
Maycon
Rosana Augusto
Andréia Suntaque
Renata Costa
Cristiane Rozeira
Tânia Maranhão
Pretinha
Formiga
Ester Santos
Maurine Gonçalves
Daniela Alves
Francielle Alberto
Fabiana Simões
Marta Silva
Futebol
Feminino
Prata
Robert Scheidt
Bruno Prada
Vela
Star masculino
Prata
Bruno Rezende
Marcelo Elgarten
André Heller
Samuel Fuchs
Giba
Murilo Endres
André Nascimento
Sérgio Dutra Santos
Anderson Rodrigues
Gustavo Endres
Rodrigo Santana
Dante Amaral
Voleibol
Masculino
Prata
Márcio Araújo
Fábio Luiz Magalhães
Voleibol de praia
Masculino
Prata
Alexandre Pato
Hernanes
Anderson
Breno
Diego Alves
Diego
Ilsinho
Jô
Lucas
Marcelo
Rafinha
...