TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa História Convento Nossa Sra. do Amparo - São Sebastião-SP

Por:   •  28/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 8

NOME DO ALUNO: MÍRIAM REGINA DE FREITAS ZELMIKAITIS

RGM: 16178016                                                        

DISCIPLINA: Metodologia de Pesquisa em História

NOME DO (A) TUTOR (A): Ademir Junior

IDENTIFICAÇÃO

Nome

  • Convento Franciscano de Nossa Senhora do Amparo
  • Convento Nossa Senhora do Amparo

Imagem

[pic 1] Crédito: Marcos Bonello/PMSS – fonte http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N139201817281

O que é

O Convento Franciscano de Nossa Senhora do Amparo  é o edifício mais antigo da cidade de São Sebastião/SP, uma tradicional irmandade da cidade, tombado pela secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de São Paulo pela resolução 21-7-72 (anexo).

Onde está

O Convento de Nossa Senhora do Amparo está situado na cidade histórica de São Sebastião, no Bairro São Francisco, Rua Lourenço Luvisi, s/n. Faz parte da Diocese de Caraguatatuba.

O bairro de São Francisco é um bairro de pescadores muito tradicional em São Sebastião. Localiza-se entre os bairros de Portal da Olaria, Morro do Abrigo e Praia das Cigarras.

No entorno do Convento surgiu o povoado de São Francisco da Praia, onde as pessoas viviam do fabrico de cerâmica (as paneleiras de barro) e da pesca.

[pic 2] 

Fonte:  http://www.infopatrimonio.org/wp-content/uploads/2013/12/N-S-AMPARO-.jpg

Períodos importantes

Ocorrem anualmente, na Paróquia e em suas mediações, celebrações religiosas especificadas pelo calendário católico, como celebração da Páscoa, Corpus Christi, Dia de todos os Santos, Natal, etc.  Nessas festividades há uma participação maciça, não somente da comunidade local (bairro São Francisco), como também de grande parcela da população da cidade.

Nas festividades juninas, a Paróquia promove sua tradicional Festa de São Pedro Pescador: uma grande festa para comemorar o dia do padroeiro dos pescadores. A festa termina com uma belíssima procissão marítima, que sai do Convento Nossa Senhora do Amparo e finaliza no mar.

Em 2018, o convento comemorou os 350 anos da sua construção e 360 anos da chegada dos franciscanos no município, através da Festa Social de Nossa Senhora do Amparo, realizada entre os dias 04 a 16/09, contando com barracas de comidas e bebidas e show de prêmios em frente ao Convento.

História

Em 1658, o Sr. Antonio Coelho de Abreu, casado com Luzia Alves, doou para o Custódio da Imaculada Conceição, um terreno de “cem braças de terra”, na então Vila Itararé, hoje bairro de São Francisco, lugar onde existia uma capelinha dedicada a Nossa Senhora dos Desemparados. Antônio Coelho pediu que o nome da igreja fosse alterado para  “Nossa Senhora do Amparo”. Esta capela, construída originalmente em 1637, era usada inicialmente como parada dos missionários jesuítas.

No mesmo ano (1958), o Governador Eclesiástico da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, D. Manuel de Araújo, deu a licença eclesiástica para a fundação do novo convento e igreja, firmada em maio de 1664. A construção, conjunto composto pela igreja e convento, foi realizada com a ajuda de escravos e levou quatro anos para ser concluída. Construída com taipa de pilão, pedra e alvenaria de tijolo. Em 1668, próximo ao seu acabamento, foi celebrada a primeira festa de Nossa Senhora do Amparo. Por quatro séculos, o Convento Nossa Senhora do Amparo foi o ponto de partida e de chegada de toda obra franciscana de evangelização do Litoral Norte de São Paulo.

Após a segunda metade do século XIX, por decreto do Marques de Pombal, que proibiu a admissão de novos candidatos à vida religiosa franciscana, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil teve uma drástica redução de seu quadro de frades, e como consequência, o fechamento de todos os noviciados, como aconteceu com muitos institutos religiosos do Brasil.  O Convento acabou por ficar vazio de frades, e a Igreja sem atendimento aos fiéis.

[pic 3] [pic 4]

Fonte: http://www.formarte.com.br/projetos-finalizados-convento-de-nossa-senhora-do-amparo

Em 1934, após abandono de 60 anos e por encontrar-se em péssimo estado de conservação, foi reconstruído. O restauro foi financiado pela Província Franciscana, pelos frades alemães. Em  dezembro de 1937, foi instalada a nova Fraternidade Franciscana, formada por 2 irmãos sacerdotes e dois irmãos leigos. Em Paróquia de Nossa Senhora do Amparo foi criada em janeiro de 1965 e hoje possui 8 comunidades.

Datas importante:

Chegada dos frades: 9 de agosto de 1658
Lançamento da pedra fundamental do Convento: 11 de maio de 1664.
Inauguração da Igreja e Convento: 8 de setembro de 1668
Início do restauro: 1934

Data de fundação da Paróquia: 08 de janeiro de 1965

Significados

O Convento Franciscano de Nossa Senhora do Amparo é de grande importância para a  história do município de São Sebastião e de sua população, revelando a fé religiosa dos tempos coloniais até dos dias de hoje. Já, para os moradores do bairro de São Francisco, possui um significado histórico ainda mais especial, pois, por época e em virtude da construção do Convento, a população local pediu que nele se criasse uma freguesia, que seria o primeiro passo legal para elevação à vila, e possível independência em relação a vila de São Sebastião .

Hoje, os moradores do bairro e arredores vivem em torno das festividades e celebrações que ocorrem no Convento, tornando este uma referência e ponto de encontro para confraternizações e entretenimento entre amigos e famílias.

DESCRIÇÃO

Pessoas envolvidas

Guardião e pároco: Frei João Pereira da Silva,
Vigário casa, vigário paroquial e ecônomo: Frei Marcelo Paulo Romani,
Evangelização: Frei Virgílio Pereira de Souza

Elementos naturais

Sua localização é privilegiada:  defronte à praia de São Francisco, rodeada por casas antigas de “porta na rua”,  num bucólico bairro de pescadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (821.1 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com