Policarmo quaresma
Por: Karla de Moraes • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Triste fim de Policarmo Quaresma
Lima Barreto
Resumo;
A história se passa através do major Policarmo Quaresma, que ama incondicionalmente sua pátria e por esse amor ele começa a estudar tudo sobre a cultura brasileira, deste ao simples tocar de um violão até a língua dos nativos que ali abitavam a língua tupi.
Assim, amando demais a sua pátria inconformado com alguns métodos do governo ele manda um decreto ao políticos na linguagem tupi para que seja a língua oficial do Brasil, provocando uma confusão e é considerado louco por todos e acaba por ser internado em um manicômio.
Ao ficar melhor e já solto, compra um sitio onde mora com sua irmã e seu criado, fazendo plantações e tudo mais ao redor da agricultura.
Com a revolta armada ele integra como major no batalhão cruzeiro do sul, chegando ao fim da revolta é designado como carcereiro dos presos políticos.
Em uma noite no Itamarati, são enviados agentes para a retirada de presos e logo após leva-los a morte por fuzilamento, esse fato deixou Policarmo revoltado e escreve revoltado uma carta a Peixoto, não concordando com aquilo, mandou Policarmo preso como traidor e condenado a morte, pagando por um crime que não cometeu, traição à pátria.
...