Por trás da propaganda
Por: Marcelo Delgado • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Por trás da propaganda
O trabalho escravo que nos dias de hoje é visto como extinto por grande parte da população, o que não é visto em inúmeras empresas multinacionais e nacionais. Uma dessas empresas envolvidas é a “The Coca-Cola Company”, que desde a Alemanha nazista já havia relatos que a empresa empregava trabalho escravo.
Na Itália a empresa foi atuada em uma colheita de laranjas que seriam utilizadas para produção de um dos inúmeros refrigerantes produzidos pela multinacional, onde foi descoberta uma mão de obra escrava vinda de países africanos, homens que buscavam uma vida melhor que no seu país de origem trabalhando na empresa. Chegando à Itália após uma viagem degradante os imigrantes eram obrigados a trabalhar durante varias horas interruptamente na colheita das laranjas por míseros salários. Na época a empresa cortou o contrato com a empresa responsável pela colheita e não se manifestou sobre o caso. Em outro caso envolvendo a empresa trabalhadores que plantavam a planta da Coca-Cola se manifestaram para haver um aumento nos salários que seria de apenas $2,64 por dia de serviço.
O baixo preço da mão de obra em alguns países atrai grandes empresas a entrar nesse negócio, no que grande parte se trata de trabalho escravo, e muitas vezes sabem dos delitos que estão praticando mas pela lei para esse delito não ser nada eficácia e na maioria das vezes quando descobertas só resulta em pagar multas e reembolsar os funcionários com seus diretos devidos as empresas não se sentem intimidadas de procurar essa “mão de obra suja”.
Para erradicar essa situação do trabalho escravo uma das alternativas mais eficazes cujo teria resultados muito positivos em longo prazo é proporcionar uma educação de boa qualidade para a sociedade. O aprendizado muda o homem e o educa para viver em uma sociedade mais harmônica e assim aprender a defender seus direitos sociais, com o governo suprindo sua obrigação de oferecer principalmente as crianças saúde, educação de qualidade e higiene básica, não terá quem aceite trabalhar em condições escravas.
.Bibliografia:
http://greenme.com.br/viver/trabalho-e-escritorio/126-6-multinacionais-envolvidas-com-trabalho-escravo-e-exploracao-infantil
http://www.independent.co.uk/life-style/food-and-drink/features/the-hard-labour-behind-soft-drinks-7440046.html
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/23/internas_economia,582542/trabalhadores-sao-resgatados-em-condicao-degradante-em-fabrica-da-coca-cola.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1399391-livro-discute-exploracao-de-trabalhadores-por-empresas.shtml
...