Problemas do mundo multicultural
Por: guimaraes1999 • 4/5/2018 • Tese • 479 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS-UNIPAM CURSO: Farmácia – 1° Período Noturno DISCIPLINA: Cultura e Sociedade PROFESSOR: Daniel Amorim Gomes ALUNA: Andressa Alves Guimarães
Problemas do mundo multicultural
- Analise (em mais ou menos oito linhas), a partir de uma das concepções de multiculturalismo - universalista ou relativista - a notícia relatada pelo G1, em 12/08/16, sobre a proibição do uso do burkini. "O prefeito de Cannes, no sul da França, baniu a utilização nas praias de maiôs de corpo inteiro, conhecidos como burkinis. Ele alega que a peça é um símbolo do extremismo islâmico, de acordo com a BBC. Quem for pega desrespeitando a determinação pagará multa de 38 euros (R$ 133). 'O acesso às praias e para a natação é proibido a qualquer pessoa vestindo roupas impróprias que não respeitem os bons costumes e secularismo', diz o decreto".
Analisando o fato da proibição do burkini na França, de acordo com a concepção relativista, onde a cultura é livre para estabelecer seus valores e direitos, em minha opinião a proibição deve ser anulada. Pois no caso as muçulmanas estariam perdendo sua identidade e liberdade, do mesmo modo que eu não gostaria de ser proibida de usar biquíni. O prefeito de Cannes alega “segurança pública” e que o burkini “é um símbolo do extremismo islâmico”, o que não justifica, pois conflitos terroristas sempre existiram e não é uma peça de roupa que vai exercer influência sobre alguém ou seus atos. Essa banalização só evidencia a discriminação da França, que diz ser “laica”, contra muçulmanos e seus costumes, os vendo como uma ameaça. Contudo, acho que se deve respeitar a cultura do próximo, para que o próximo respeite a sua.
...