Projeto Integrador do módulo Planejamento e Controle da Produção Armazenamento de Música e Sua Evolução
Por: 300411 • 13/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 869 Visualizações
Faculdade Eniac
Curso
Marcelo Ferreira Guimarães RA - 245202011 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo
Projeto Integrador do módulo Planejamento e Controle da Produção
Armazenamento de Música e sua evolução
Guarulhos
2015
TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo
Projeto Integrador do módulo Planejamento e Controle da Produção
Armazenamento de Música e sua evolução
Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para conclusão do módulo PCP (Planejamento e Controle da Produção) do curso Engenharia de Produção Industrial.
Orientador:
Agradecemos primeiramente a Deus que nos deu a vida e sabedoria; aos nossos familiares, que de forma compreensiva nos ajudam e incentivam neste momento tão importante de nossas vidas e a todos do corpo docente da Faculdade Eniac, que tem repartido o conhecimento necessário para o nosso crescimento profissional.
Resumo
O sucesso sustentado de uma organização é alcançado através da sua habilidade em atender às necessidades e expectativas dos seus clientes e demais partes interessadas, a longo prazo e de forma equilibrada. O sucesso sustentado pode ser alcançado pela gestão eficaz da organização, através da consciência do ambiente organizacional, pelo aprendizado e pela introdução de melhorias ou inovações, ou ambas.
Hoje levamos a música por onde quer que vamos e sem a necessidade de estar carregando mídias como o vinil a fita cassete e cd etc.
Para ouvir músicas hoje temos uma extensa e seleta opção de acessos basta ter um celular, tablet, computador e é claro uma rede de internet.
- Tecnologia;
- Acessibilidade;
- Qualidade;
- Praticidade.
Teremos a oportunidade durante o andamento do TCM, de conhecer um pouco desta evolução, explorando cada método, em sua época.
Sumário
Introdução
CAPÍTULO 1 9
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
CAPÍTULO 2 9
CILINDRO FONOGRÁFICO. 9
CAPÍTULO 3 10
DISCO PLANO. 0
CAPÍTULO 4 0
DISCO DE VINIL. 0
CAPÍTULO 5 1
CARTUCHO 8 TRACK 1
CAPÍTULO 6 11
FITA CASSETE 11
CAPÍTULO 7 1
CD 12
CAPÍTULO 8 12
MINIATURIZAÇÃO 13
Mini CD 13
Mini Disc 13
CAPÍTULO 9 13
MP3 Player 13
CAPÍTULO 10 14
MEMORIA FLASH 14
PenDrive. 14
CAPÍTULO 11 14
IN CLOUD NA NUVEM 15
CONCLUSÃO 16
Bibliografia 17
Introdução
Não é de hoje que a música é uma das formas de arte mais inspiradoras. As diferentes combinações de melodias e letras têm o poder de despertar em nós as mais variadas emoções, como alegria, tristeza, saudade, nostalgia, paixão, entre outras.
Embora o ato de fazer música seja milenar, o homem só conseguiu desenvolver tecnologias para armazená-las e reproduzi-las há “pouco tempo”. No infográfico abaixo, você confere uma linha temporal com o surgimento das mídias que serviram para guardar e executar canções. Agora, vamos explicar cada uma delas com mais detalhes.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/infografico/30658-a-evolucao-do armazenamento-de-músicas-infografico-.htm
Capítulo 01
[pic 1]
(Fonte: A evolução do armazenamento de músicas [infográfico] Tecmundo)
[pic 2]
Capítulo 02
Cilindro fonográfico – 1877 [pic 3]
O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora. A tecnologia era usada no fonógrafo, sendo ambos os dispositivos inventados por Thomas Edison em 1877.
O maior problema dos cilindros fonográficos era a sua durabilidade. As primeiras amostras eram feitas de folha de estanho e podiam ser reproduzidos apenas 3 ou 4 vezes. Apesar de serem praticamente descartáveis, na época essa mídia abriu novas perspectivas para a indústria fonográfica.
De acordo com algumas lendas, a primeira gravação feita por Edison no protótipo do seu aparelho de gravação foi a mensagem: “Mary tinha um cordeirinho”. Algum tempo depois, as folhas de estanho foram substituídas por metal ou cera na confecção dos cilindros – aumentando a durabilidade de reprodução da mídia. Embora tenha sido pensado para o registro apenas de fala, não demorou para que essa invenção fosse adotada para guardar músicas.
Capítulo 03
Disco plano (Gramofone) – 1887
[pic 4]
Dez anos mais tarde, o alemão Emile Berliner criou o gramofone – equipamento considerado o sucessor direto do fonógrafo. A principal diferença entre essas tecnologias é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros de Thomas Edison.
...