Projeto Politico Pedagógico
Trabalho Universitário: Projeto Politico Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariaconceissao • 2/11/2014 • 1.994 Palavras (8 Páginas) • 356 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 4
4 CONLCUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é o resumo de um texto coletivo e reflexivo proposto pela UNOPAR ao curso de Graduação de História – 2º Semestre. Buscaram dados numa Escola Estadual de Educação Básica que engloba desde as séries iniciais as séries finais onde foram discutidas questões referentes à elaboração do projeto político-pedagógico para buscar compreender o seu significado, sua importância para a escola e, ao mesmo tempo, refletir sobre pressupostos que devem orientar uma proposta pedagógica.
Como futuros professores precisamos conhecer como funciona uma escola, ou seja, muito importante conhecer o seu Projeto Político Pedagógico – PPP – para dar sustentação ao trabalho proposto, conhecendo a forma como ele deve funcionar dentro do trabalho docente.
A partir dos dados obtidos realizou-se a descrição de um questionário o qual seu foco principal é o Projeto Político Pedagógico da Escola da Rede Estadual de Ensino.
Espera-se que com este trabalho, possamos ficar atualizados do que se passa numa escola e ver que a prática anda sempre junto com a teoria, que para iniciar nossa prática docente necessitamos conhecer como a escola funciona e como são construídas as normas que fazem a escola funcionar valorizando seus profissionais e seus alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico.
No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, pois de agra como seu principal papel a formação de cidadãos.
Todas as escolas traçam seus objetivos que desejam alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político pedagógico - o PPP. Indiferente se a escola é da rede pública ou particular necessita traçar metas juntamente com seus professores e comunidade escolar para dar funcionamento a esta instituição.
Segundo Libaneo (2001, p. 23), o PPP é político e pedagógico ao mesmo tempo:
É político porque reflete as opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação do cidadão, como membro ativo e transformador da sociedade em que vive. É pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que norteia e leva a escola a alcançar seus objetivos.
Assim é importante que o PPP seja entendido na sua globalidade, isto é naquilo que diretamente contribui para os projetos prioritários da escola, que são as atividades educacionais, e naquilo cuja contribuição é indireta, ou seja, as ações administrativas.
Destaca-se que o PPP é também de responsabilidade compartilhada entre todos os membros da comunidade escolar como professores, coordenadores pedagógicos, diretores, equipe de gestão e de suporte pedagógico, alunos, pais de alunos, servidores técnico-administrativos.
Gadotti (2000) destaca que “o projeto pedagógico da escola está hoje inserido num cenário marcado pela diversidade. Cada escola é resultado de um processo de desenvolvimento de suas próprias contradições. Não existem duas escolas iguais”.
Na Escola Estadual estudada, escola Estadual de Educação Básica que engloba desde as séries iniciais até o Ensino Médio Politécnico, o PPP reúne propostas a serem executadas durante o ano letivo, permitindo que novas ações se insiram a medida que se perceba a necessidade de complementar o processo de ensino aprendizagem. A Escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos através de uma pesquisa sócio-antropológica realizada no início do ano letivo e visa buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Visa à formação de parcerias no sentido de promover a articulação dos vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo.
Demo (1998, p. 248) se refere ao PPP:
Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência.
Evidenciam-se as concepções a partir das quais os sujeitos relacionam-se com a realidade social, perspectiva essa que faz do conhecimento e do saber formas de relação com o mundo em que se expressam visões, desejos, posturas, comportamentos, valores, convicções, perspectivas e consciência diante de tudo que compõe o mundo: sociedade, escola, conhecimento, ser humano, presente, futuro, relações, cidadania, democracia etc. Assim, com a fonte filosófica a escola em sua função social é compreendida como lugar de mediação e produção de visões e atitudes, individuais e coletivas, perante o mundo. É nessa fonte que se define também a necessidade da escola com qualidade social cidadã possibilitar problematizações e leituras críticas que levem a transformação dos aspectos que ferem os direitos humanos e a emancipação dos seres humanos.
O projeto político-pedagógico é um processo de discussão e reflexão permanente da escola. Segundo Libâneo (2001, p. 152):
A escola que consegue elaborar e executar, num trabalho cooperativo, seu projeto político-pedagógico dá mostras de maturidade de sua equipe, de bom desenvolvimento profissional de seus professores, da capacidade de liderança da direção e de envolvimento de toda comunidade escolar.
Assim,
...