Projeto Político Pedagógico
Resenha: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliujesarc • 11/10/2013 • Resenha • 492 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que traz em seu bojo norteamentos e ações do processo educativo a ser desenvolvido na instituição educacional. É a expressão da cultura escolar com sua (re)criação, impregnada de crenças, valores, e significados, inserido num cenário marcado pela diversidade, constituindo os modos de pensar e agir da comunidade educacional, a qual expressa a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, seus propósitos e perspectivas.
A construção do projeto político pedagógico é uma forma de contrapor-se à fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização à dependência e aos efeitos negativos do poder autoritário e centralizador dos órgãos da administração central, É no projeto político pedagógico que se apontam as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão as relações de trabalho, a avaliação.
A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência de seu projeto político pedagógico. Assim, há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola, o primeiro porque a escola deve formar para a cidadania e o segundo porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola, isto é, o seu ensino.
A autonomia da escola numa sociedade democrática, é, sobretudo, a possibilidade de ter uma compreensão particular das metas da tarefa de educar e cuidar, das relações de interdependência, da possibilidade de fazer escolhas, visando a um trabalho educativo eticamente responsável que devem ser postas em prática nas instituições educacionais.
O PPP da escola não é responsabilidade apenas de sua direção, ao contrário, numa gestão democrática, a direção é escolhida a partir do reconhecimento da competência e da liderança de alguém capaz de executar um projeto coletivo. A escola, nesse caso escolhe primeiro um projeto e depois essa pessoa que pode executá-lo. Assim, realizada a eleição de um diretor(a) possibilita a escolha de projeto político pedagógico para a escola, pois, o que se está elegendo é um projeto para a escola. Na escolha do diretor(a), percebe-se já o quanto o seu projeto é político.
Assim concebido, o processo de formulação do projeto político pedagógico tem como referência a democrata ordenação pedagógica das relações escolares, cujo horizonte de ação procura abranger a vida humana em sua globalidade. Por outro lado, é também um documento em que se registra o resultado do processo negocial estabelecido por aqueles atores que estudam a escolar e por ela respondem em parceria (gestores, professores, técnicos e demais funcionários, representação estudantil, representação da família e da comunidade local). E, portanto, instrumento de previsão e suporte para a avaliação das ações educativas programadas para a instituição como um todo. Referencia e transcende o planejamento da gestão e do desenvolvimento escolar porque suscita e registra decisões colegiadas que envolvem a comunidade escolar como um todo, projetando-as do período do mandato de cada gestor.
...