Projeto Teatro Grego
Por: oihelen • 4/12/2015 • Projeto de pesquisa • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 527 Visualizações
CURSO DE HISTÓRIA
HELEN ESTEFÂNIA DOS SANTOS
ANÁLISE HISTÓRICA DO TEATRO COMO INFLUÊNCIA NA GÊNESE DO HOMEM GREGO
Bragança Paulista
NOVEMBRO /2015
CURSO DE HISTÓRIA
HELEN ESTEFÂNIA DOS SANTOS - 2014295
ANÁLISE HISTÓRICA DO TEATRO COMO INFLUÊNCIA NA GÊNESE DO HOMEM GREGO
Projeto de TCC destinado à avaliação da matéria de Projeto ministrada pela professora Carina.
Bragança Paulista
NOVEMBRO /2015
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
3- JUSTIFICATIVA
4- METODOLOGIA
5- CRONOGRAMA
6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1-INTRODUÇÃO
A civilização grega, assim como outras civilizações antigas, foi de grande influência nos múltiplos aspectos sociais, culturais e políticos que observamos no ocidente contemporâneo. Com isso, trarei para a sala de aula a discussão, se: o teatro grego que surgiu no século V a. C. (período clássico) em Atenas trouxe reflexões e mudanças na vida desses indivíduos?
Temos a nossa disposição fontes específicas e complementares relatando o exercício de atividades artísticas, nesse caso, a Tragédia e a Comédia Antiga, que colaboraram no crescimento artístico com a evolução dos métodos de desempenho e do próprio ambiente que vai de um festival que acontece uma vez ao ano (culto a Dioniso), até um local fixo onde se consolida.
Importante destacar além do crescimento artístico, se o teatro tem também a capacidade de relatar o cotidiano com a discussão sobre a morte e o amor, o que fica bem explícito na peça “Alceste” de Eurípides. Já a política, podemos dizer que é um tema que sempre causou efervescência, pois existe nessa época um confronto entre um sistema no qual prevalecem as elites (oligarquia-poder para poucos) e o que leva em conta o “bem comum” que prevaleceu no século V (cinco) a. C. em Atenas (democracia – que vem do grego Demokratia, demos – bairro ou clã / kratos – poder, significando poder de uma tribo).
Através desse conflito, o teatro estabelece grande importância em representar, embebido pela religiosidade de modo cômico ou trágico os domínios tirânicos, que ao manter-se no poder desfaleceria toda a cultura vivida. Mas há também o “outro lado da moeda” nesse caso, o usufruto do teatro como propagação de ideias políticas que supostamente levavam em conta o crescimento da sociedade.
Com isso, vemos a complexidade desse meio de comunicação que está envolto de uma aura mística com influência social e política tentando buscar em si retratar e julgar o que vê e o que sente, para mostrar um caminho de ascensão humana ao público que ali está participando do espetáculo.
2- OBJETIVOS
2-1 Geral:
- Compreender o teatro grego desde sua origem e suas principais influências.
2-2 Específico:
- Analisar a origem do teatro grego e suas representações – Tragédia, Comédia Antiga – e seus desenvolvimentos;
- Identificar a partir das análises as reflexões que cada peça de Ésquilo e Eurípides trouxe para a civilização;
- Destacar o teatro de um lado como critica ao sistema e do outro como instrumento de propagação e ascensão de alguns políticos.
3- JUSTIFICATIVA
Pretende-se fazer uso dessa arquibancada como um meio de comunicação interdisciplinar, por isso foram levados em conta vários aspectos: no qual o primeiro foi uma sala de aula alternativa, diferente daquele ambiente fechado que somos acostumados; a segunda foi à educação musical, nesse caso o coral que já existe na instituição, mas o ambiente onde ele atua é muito apertado; outras opções de uso podem ser palestras e cine debates.
Com a arquibancada construída começaram então as indagações sobre como era importante à utilização desse meio na antiguidade, para a discussão dos aspectos culturais, sociais e políticos que transformaram o modo de agir desses indivíduos. Inicia-se a partir das discussões com o orientador e o grupo, a busca por bibliografias referentes ao teatro grego – tema sugerido pela coordenadora do curso de História – que nesse caso devemos em primeiro momento focar no contexto histórico dessa sociedade, buscando a origem desse fenômeno artístico, suas criações a partir do cotidiano e suas influências para assim tentarmos contribuir e levantar outras questões para os estudiosos do tema.
4- METODOLOGIA
Na elaboração desse trabalho utilizaremos pelo menos dois tipos de fontes, – Livros e Artigos Científicos. O livro “Grécia e Roma” do Pedro Paulo Funari[1], demonstra a origem da civilização grega e suas transformações e mesmo que ele não abarque de forma especifica o teatro grego, pelo menos nos dá um alicerce para entendermos como era essa sociedade que nos trouxe tantas influências nos aspectos da nossa vida contemporânea.
Conhecer o teatro grego de modo mais profundo só seria possível através das peças que eram representadas na época, e para nossa felicidade existem algumas que fizeram sucesso e sobreviveram ao tempo para podermos analisá-las. Ésquilo e Eurípedes foram grandes poetas do século V a. C. que produziram separadamente as tragédias Prometeu e Alceste. Como já foi dito, essas duas tragédias são essenciais para o projeto, à primeira trata de um castigo do deus Prometeu por ter desafiado as leis do poderoso Zeus, e a segunda mostra o sacrifício de Alceste pelo seu marido que estava condenado à morte.
...